PMMG e FAPEMIG celebram parceria para Encomenda Tecnolgica de segurana pblica, primeira do Brasil

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) assinaram nesta quinta-feira (18.05) um Termo de Descentralização de Crédito Orçamentário (TDCO) para desenvolvimento de uma tecnologia que terá como objetivo integrar todas as etapas de planejamento, execução, monitoramento e avaliação das unidades da PMMG em um único sistema, e modernizar a gestão operacional da instituição, potencializando o serviço do policial militar na ponta da linha e, consequentemente, fortalecer as ações de segurança pública realizada pela PMMG em Minas. 
 
O TDCO foi assinado pelo comandante-geral da PMMG, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, e pelo presidente da FAPEMIG, Paulo Sérgio Lacerda Beirão, durante solenidade de comemoração dos 36 anos da Fundação, em Belo Horizonte. A cerimônia contou com a participação do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, do subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Minas, Filipe Itié, entre outras autoridades e oficiais da PMMG.  
 
De acordo com o presidente da FAPEMIG, a parceria com PMMG tem um caráter inovador por ser a primeira Encomenda Tecnológica voltada para área da segurança pública no Brasil. “Encomenda tecnológica é colocar uma questão específica e de importância para a sociedade e, por meio de um capital intelectual que temos no estado, buscar uma solução”, destacou. 
 
Para o comandante-geral da PM, a inovação permitirá estudar todo o fluxo de serviço da instituição para torná-los mais eficaz. “O sistema que será desenvolvido por meio da Encomenda Tecnológica trará um grande salto para a gestão da Polícia Militar, inclusive, permitindo que possamos levar para área operacional militares que hoje estão na administração, o que resultará numa melhor prestação de serviço para a população mineira”, destacou o coronel Rodrigo. 
 
“É muito importante a parceria da FAPEMIG com a Polícia Militar para que a instituição possa desenvolver, por meio de pesquisas realizadas pelo mundo acadêmico, novas ferramentas ligadas à gestão da segurança pública e  obter créditos de sustentabilidade organizacional”, afirmou o assessor de desenvolvimento organizacional, tenente-coronel Vilas Boas. 
 
Parceria:
 
Por meio da parceria entre a Polícia Militar de Minas Gerais e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais já foi possível que seis turmas do Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública (CEGESP) conhecessem diversas realidades no campo da segurança pública em âmbito nacional e internacional, e que 192 policiai militares e servidores da instituição obtivessem bolsas para formação em nível de especialização, mestrado e doutorado. 
 
“O governador Romeu Zema entende que a polícia é tecnologia e para que a Polícia Militar assuma definitivamente a liderança no Brasil em segurança, precisamos torná-la  altamente tecnológica. Para isso, as portas da Subsecretaria de Ciências e Tecnologia e da FAPEMIG estão abertas para que possamos dotar a PM de todo tipo de pesquisa para gerar conhecimento e inovação e, com isso, garantir a segurança do cidadão”, disse o subsecretário Filipe Itié.
Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Polícia Militar de Minas Gerais

Você pode gostar também de