Secretaria de Transportes economiza mais de 400 mil em 2021 com manutenção

A Secretaria Municipal de Transportes de Ubatuba realizou em 2021 diversas mudanças no espaço físico, no pátio e modificações administrativas. “Quando assumimos, a primeira coisa que fizemos foi a modificação e limpeza do pátio, uma vez que o encontramos em estado calamitoso, parecia até um desmanche”, ressaltou o secretário da pasta Eraldo Todão, mais conhecido como Xibiu.

Ele informou que outra medida emergencial adotada logo no início da administração foi dar prioridade a manutenção dos veículos. “A maioria dos veículos da frota tem mais de dez anos de uso. E hoje estamos, na medida do possível, fazendo a manutenção de todos os veículos. Na área da saúde, principalmente, onde transportamos mais de 200 pessoas, entre elas alguns casos doentes oncológicos, para realização de hemodiálise e para as consultas”, afirmou Xibiu.

A frota municipal é composta por 180 veículos, entre carros populares, vans, ônibus, micro ônibus, caminhões e veículos pesados. Cerca de 40% da frota tem mais de doze anos de uso e alguns veículos têm até mais de vinte anos. O secretário informou que, entre os anos de 2020 e 2021, foram adquiridos 19 veículos novos, e foram contempladas as secretarias da Saúde, Educação, Trânsito e a Guarda Municipal.

A renovação da frota é de suma importância devido aos gastos que veículos muito antigos trazem à administração em função do desgaste natural das peças, ressaltou Xibiu. “Temos que planejar adquirir novos veículos, pois assim economizaremos em manutenção e para atender melhor o munícipe, principalmente na área da saúde, onde são atendidos cidadãos em maior vulnerabilidade”, completou.

Aproximadamente cerca de 30% da frota são de veículos da saúde e da atenção básica da saúde. Com a aquisição de ambulâncias de UTI’s comum e Neonatal, por meio de doação de deputados, a saúde tem também atualmente 10 ambulâncias. Entre 2021 e 2022 foram conquistados 6 veículos novos.

Segundo o secretário, toda a manutenção dos veículos foi feita por uma licitação dentro dos padrões legais.  “Com essa nova licitação dentro desse mesmo período, do ano passado e nós economizamos mais de 400 mil reais, dinheiro esse que daria pra comprar uma meia dúzia de carros populares”.

A perspectiva da Secretaria de Transportes é de renovar toda a frota. “A intenção agora é a renovação da frota, ou seja, através de processo legal locar uma faixa de 40% de frota, colocando carros novos para transportar com mais qualidade e respeito os nossos pacientes, uma vez que já sofrem com alguma doença”.


Fonte: Prefeitura de Ubatuba


Você pode gostar também de