Covid: Saúde esclarece exigências para testagem e isolamento social

Devido ao aumento de casos de Covid-19 em Ubatuba, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que segue os protocolos do Ministério da Saúde (MS) para definir quem deve realizar o teste rápido e também para determinar quem precisa de isolamento social.

Com todos os postos de saúde do município realizando no período da tarde os atendimentos de síndrome gripal, os pacientes que apresentam sintomas passam pela testagem e, em seguida, por consulta com equipe médica.

Para a realização do teste é preciso apresentar sintomas como febre, tosse, coriza, dor de cabeça, diarreia e perda de paladar ou olfato, além de estar em período oportuno.

Quem não estiver com sintomas, mas manteve contato de risco (conforme descrição abaixo) com uma pessoa infectada, deve também passar por consulta e permanecer em isolamento indicado pelo médico. Ao observar o surgimento de algum sintoma, é necessário retornar ao posto de saúde para nova avaliação.

Confira abaixo a definição de contato de acordo com o protocolo do MS:

“É qualquer pessoa que esteve em contato próximo a um caso confirmado ou suspeito de Covid-19 durante o seu período de transmissibilidade, ou seja, entre 48 horas antes até os dez dias após a data de início dos sinais e/ou sintomas (caso confirmado em sintomáticos) ou após a data da coleta do exame (caso confirmado em assintomáticos).

Deve-se considerar o contato próximo a pessoa que:

– Esteve a menos de um metro de distância, por um período mínimo de 15 minutos, com um caso confirmado sem ambos utilizarem a máscara facial ou a utilizarem de forma incorreta;

– Teve um contato físico direto com um caso confirmado;

– É profissional de saúde que prestou assistência em saúde ao caso de Covid-19 sem utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPI), conforme preconizado, ou com EPI danificados;

– Seja contato domiciliar ou residente na mesma casa/ambiente de um caso confirmado”.

Em situação em que não houve um contato de risco e a pessoa também não apresentou sintomas de Covid-19, não é necessário a realização do teste e o isolamento social. Neste sentido, a Secretaria de Saúde reforça a importância de manter os cuidados preventivos durante o expediente de trabalho, como uso correto de máscara cobrindo o nariz e a boca e higienização das mãos com álcool em gel.

Tempo de isolamento:

10 dias para sintomáticos conforme protocolo vigente no momento.


Fonte: Prefeitura de Ubatuba


Você pode gostar também de