Cerca de 100 crianças e adolescentes participarão sábado do Festival Paralímpico 

Neste sábado, 4, a praia do Perequê-Açu, em Ubatuba, sediará mais uma edição do Festival Paralímpico. Cerca de 100 crianças e adolescentes participarão do  evento que será realizado das 8h30 às 12h, na sede da escolinha municipal de surf. 

 

O principal objetivo do evento, destinado a crianças e adolescentes de 8 a 17 anos, é reunir crianças com ou sem deficiência para trabalhar a inclusão. A programação oferecerá três modalidades por sede, e por Ubatuba ser uma cidade litorânea as atividades oferecidas serão: surf adaptado, canoas (caiçara e havaiana) e atletismo na praia. 

 

Juan Ricardo, coordenador técnico do evento afirma, “Ubatuba tem um diferencial em relação às outras cidades que também sediam este evento, é a única que oferece atividades no mar proporcionando vivências inesquecíveis para  cada participante. Os relatos dos participantes e dos familiares no evento de 2019 foram extremamente positivos”.

 

Fábio Siqueira Campana, coordenador logístico do evento fala sobre a importância para o município de sediar um evento deste porte. “É muito gratificante, pois o  festival está muito além de um simples evento, mas sim o legado que deixou e que vai continuar sendo divisor de águas no quesito inclusão”.

 

Segundo Campana foram conquistados legados como acessibilidade no terminal turístico, escolinha de surf com horário específico para o surf adaptado, compra de equipamentos adaptados, estreitamento da parceria entre as secretarias de educação e esportes e lazer e o espaço exclusivo para a prática do tiro com arco adaptado”. 

 

Fabio Lima, coordenador de surf da Secretaria de Esportes e Lazer, também destaca o fato do evento ser realizado com atividades no mar, como as canoas (caiçara e polinésia) e o surf, e diz que poucas cidades têm essa oportunidade.  “É um evento muito significativo para o município, vai ser maravilhoso com certeza!”. 

 

O Festival é um evento nacional e promove a experimentação do Esporte Adaptado para cerca de 7.000 mil crianças e adolescentes,  com faixa etária de 10 a 17 anos. A intenção é mobilizar pessoas com deficiência em todo território brasileiro por meio das vivências das atividades propostas. 

 

Edições anteriores

 

A primeira edição do Festival, em 2018, ocorreu em 48 cidades, com a participação de mais de 7.000 crianças. Em 2019, o evento atendeu mais de 10.000 crianças. A edição de 2020 foi cancelada devido à pandemia de Covid-19.


Fonte: Prefeitura de Ubatuba


Você pode gostar também de