Sábado, 16, é dia V da Campanha Nacional de Multivacinação

0

No próximo sábado, 16 de outubro, os postos de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Ubatuba participam do dia V da Campanha Nacional de Multivacinação. Todas as unidades, exceto as do Sertão do Ubatumirim, Picinguaba e Camburi, estarão abertas das 8 às 17 horas  para conferir a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias).

Pais ou responsáveis devem levar as crianças e adolescentes da faixa etária indicada ao posto de saúde mais próximo de sua residência com a carteira de vacinação. Um profissional fará a conferência do esquema vacinal para ver quais doses precisarão ser aplicadas.

Serão oferecidas 16 vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças, entre elas, difteria, tétano, tuberculose, poliomielite, sarampo, caxumba, rubéola, hepatites A e B, varicela, febre amarela, HPV, rotavírus, meningite e pneumonia.

Todos os protocolos de prevenção contra a Covid-19 serão adotados como uso de máscara, disponibilização de álcool em gel e organização do atendimento com vistas a distanciamento de um metro.

Vacina contra a Covid-19

Sábado, 16, também haverá aplicação da segunda dose das vacinas contra a Covid-19, porém somente em três pontos: na Igreja São Francisco e nos postos de saúde da Maranduba e do Ipiranguinha, no horário das 8 às 17 horas ou até o final das doses.

Quem tomou a primeira dose da Astrazeneca há 12 semanas, da Pfizer há 56 dias ou da Coronavac há 28 dias pode se dirigir a um desses três pontos para receber a segunda dose. É obrigatório apresentar a carteira de vacinação comprovando a primeira dose recebida em Ubatuba e documento com foto (RG, CNH, RNE ou outro).

Os endereços de aplicação da segunda dose no sábado são:

–  Igreja São Francisco:  av. Prof. Thomaz Galhardo, 1247 – Centro.

– Posto ESF da Maranduba: rua do Engenho, s/n

– Posto ESF do Ipiranguinha: rua da Assembléia, 114

Confira os endereços dos demais postos de saúde na página da Prefeitura de Ubatuba.

Reforço contra Covid-19 para profissionais da saúde

No sábado, 16, também haverá aplicação da dose adicional ou dose de reforço para médicos, profissionais de enfermagem, dentistas e auxiliares de consultório dentário, fisioterapeutas, fonoaudiólogos que estejam trabalhando em clínicas, ambulatórios e hospitais, além de profissionais de laboratório e farmacêuticos que estejam realizando exames de diagnóstico de Covid-19.

O local de aplicação da dose de reforço para profissionais da saúde é a Escola Técnica de Enfermagem (Etenf), que abrirá no horário das 8 às 17 horas ou até o final das doses disponíveis. A Etenf fica na rua Cunhambebe, 468 – Centro.

Atenção: somente profissionais que tenham tomado a segunda dose há 6 meses ou mais poderão receber a dose adicional. É obrigatório apresentar também algum documento (declaração ou carteira de trabalho) que comprove a atuação em instituição médica, clínica ou laboratório do município, além de documento com foto (RG, CNH, RNE ou outro) e da carteira de vacinação contra a Covid-19 comprovando as doses recebidas em Ubatuba. Farmacêuticos que realizam exames para detecção da Covid-19 devem apresentar declaração da instituição referindo exercer essa atividade.

Primeira dose contra a Covid-19

Pessoas que ainda não tiveram acesso à primeira dose da vacina contra a Covid-19 devem se dirigir à unidade de saúde mais próxima de sua casa para realizar seu cadastro. A partir desse levantamento dos postos de saúde, a Vigilância em Saúde de Ubatuba irá requisitar novas doses ao governo estadual para completar a vacinação de toda a população do município.

 


Fonte: Prefeitura de Ubatuba


Comentários
Carregando...