Agentes comunitários de saúde e de endemias Ubatuba têm dia em sua homenagem

0

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ubatuba reuniu na manhã desta sexta-feira, 8, toda a equipe de agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias para uma manhã de integração entre esses profissionais. A atividade marcou o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e do Agente de Endemias, instituído pela Lei n. 11.585/2007 e celebrado todos os anos em 4 de outubro.

Os ACS compõem a equipe multiprofissional nos serviços de atenção básica à saúde e desenvolvem ações de promoção da saúde e prevenção de doenças. Os ACS realizam a integração dos serviços de saúde da atenção básica com a comunidade, exercendo uma atividade de educação em saúde tanto em visitas domiciliares quanto em ações coletivas.

“Queremos agradecer por todo o trabalho, principalmente frente à pandemia, com a atuação dos ACS no monitoramento de pacientes de Covid-19, acompanhando e ligando para os contatos desses pacientes, e também atuando na vacinação, na organização das filas, orientação, verificação das doses, entre outros”, destacou a secretária de Saúde, Sheila da Silveira Barbosa. “O trabalho dos agentes de combate a endemias também é primordial para o controle de vetores e da transmissão de doenças que afetam diretamente a saúde da comunidade”, completou.

Para Flaviana Maria da Silva, ACS concursada há 6 anos da equipe do posto do Perequê-Açu, eventos como o de hoje são muito gratificantes. “Sentimos o reconhecimento ao nosso trabalho. O trabalho do ACS envolve amor, dedicação, zelo. A pandemia não foi fácil para ninguém, principalmente para nós. Mas agora já começamos a respirar novamente com a população vacinada”, falou.

Na dinâmica de reflexão sobre a profissão, Gustavo Barros, agente na Vigilância em Saúde, citou frase do médico e cientista brasileiro, Vital Brazil, criador do Instituto Butantan: “A única felicidade na vida está na consciência de ter realizado algo útil para a comunidade”.

“Temos uma profissão que está na Constituição Federal. Acho meu trabalho maravilhoso e tenho muito orgulho de o fazer”, afirmou a agente Flávia Regina  Vicente Batista, que atua há 14 anos na área.


Fonte: Prefeitura de Ubatuba


Comentários
Carregando...