Medalhistas olímpicos emocionam na abertura do Encontro de Educadores

O ex-jogador de vôlei Giovane Gávio e a atleta Rosemar Coelho falaram de superação em evento voltado aos professores da rede municipal

Pensando em garantir a formação continuada aos educadores da rede municipal e, principalmente, motivá-los para o retorno das aulas presenciais, a Secretaria de Educação (Seduc) promove o Encontro de Educadores. O evento, que teve início nesta quarta-feira (13), no Ilha Porchat Clube, conta com palestras de diversas personalidades.

Com participação em dobro para ninguém ficar de fora, Giovane Gávio, ex-jogador de vôlei da seleção brasileira, abriu o evento com a palestra “A Glória é Fruto de um Excelente Trabalho”. Sendo a sua primeira apresentação desde o início da pandemia, o medalhista falou em superação e resiliência. “Todos temos talento, alguns mais, outros menos. Mas nossos talentos são a força de tração para o sucesso. O grande mestre é aquele que inspira”, afirmou Giovane. O bicampeão olímpico também destacou a sua trajetória no esporte e de como a persistência é importante para alcançar um objetivo.

À tarde, a medalhista olímpica Rosemar Coelho falou sobre “A Importância dos Meus Mestres em Minha Vida”. Ela contou sobre o desafio de, aos 15 anos de idade, deixar Miracatu (Vale do Ribeira) para se dedicar totalmente ao atletismo e que, por diversas vezes, pensou em desistir. “O meu sucesso vem baseado no que escolhi para mim. Quando eu me deparava com um obstáculo, pensava que tudo o que eu almejava era maior que os empecilhos”. Atualmente professora de educação física, ela disse que o objetivo atual é fazer com que as crianças possam, sim, ter oportunidades. “Quando acreditamos em sonhos e fazemos a nossa parte para que eles se realizem, o impossível se torna possível”. Ao término das apresentações, Giovane sorteou uma réplica da medalha olímpica conquistada em 1992.

O prefeito Kayo Amado esteve presente na cerimônia de abertura e ressaltou a importância da superação pós-pandemia. “A gente busca dar o nosso melhor a cada dia. Temos um cenário desafiador na nossa cidade. Não falamos de um trabalho de um ou dois anos, mas talvez de uma década. E se falamos do trabalho de uma década, precisamos da ajuda de todos vocês. Superação é a palavra”.

A secretária de Educação, Nívea Marsili, lembrou que o Encontro de Educadores é um momento para reflexão. “Os professores são também vencedores. Vivemos e vamos viver momentos desafiadores”.

A edição deste ano do Encontro de Educadores de São Vicente totaliza oito palestras, todas relacionadas ao tema “Desafio, Inspiração e Superação”. O evento acontece de forma híbrida, com palestras presenciais e transmissão simultânea pelo Youtube, a todos os internautas interessados em assistir às apresentações.

Professores com um registro na rede municipal devem participar de uma palestra presencial; profissionais com dois registros terão que assistir, obrigatoriamente, a duas palestras presenciais.

Confira a programação para o último dia do evento, na quinta-feira (14):

10h – “10 Estratégias para Enfrentar um Mundo em Ebulição” com Leandro Karnal
Link: https://www.youtube.com/watch?v=JaNl_p-AZ3s

14h – “Quem teve Motivos para Parar e Venceu” com Elizabeth Gomes
Link: https://www.youtube.com/watch?v=1whm7XfBDgo

17h – “Qual é a sua Luta?” com Flávio Canto
Link: https://ttps://www.youtube.com/watch?v=jR6OEvaxYW0

21h – “Palestra Show Vida de professor” com Diogo Almeida
Link: https://www.youtube.com/watch?v=fb866BNM73o

Por Renato Pirauá e Isabela Paschoal


Fonte: Prefeitura de São Vicente


Comentários
Carregando...