Prefeitura inicia no dia 28 de maio a programação do projeto Trilha para a Melhor Idade

A Prefeitura de São Sebastião, por meio de parceria entre as secretarias de Esportes (SEESP), Turismo (SETUR), Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), Meio Ambiente (SEMAM), Gabinete, Segurança (SEGUR) e Defesa Civil, iniciará, em 28 de maio, a programação do projeto Trilha para a Melhor Idade.

O primeiro dia da programação acontecerá das 7h às 11h e prevê trilha para as cachoeiras Hidromassagem e Pedra Lisa, em Boiçucanga. A saída será de Juquehy. As atividades do Trilha para a Melhor Idade prosseguem nos dias 13 de agosto, 08 de outubro e 03 de dezembro.

Dia 13 de agosto a trilha será entre as praias de Cambury e Camburizinho; no dia 08 de outubro visita à praia e cachoeira de Calhetas e no dia 03 de dezembro será a vez da trilha Maresias-Paúba.

Esporte de aventura

A iniciativa faz parte do Projeto de Turismo de Aventura Especial – “Aventureiros Especiais”, elaborado, em 2018, pela SEPEDI e SETUR com o objetivo de promover acessibilidade e inclusão social.

O projeto se tornou possível em função da priorização de políticas públicas inclusivas na atual gestão, em acordo com a legislação vigente. De acordo com o texto do projeto, o seu desenvolvimento fica a cargo da SEPEDI, em parceria com SETUR e SEMAM.

Na proposta consta também a estruturação e adaptação dos pontos que serão explorados, de modo a ampliar o acesso às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, quer sejam idosos, crianças, gestantes, entre outros.

A Prefeitura realiza mapeamento da acessibilidade turística, a segurança e a qualificação do receptivo turístico local para o atendimento adequado desses públicos; além de propor e divulgar roteiros adaptados em diferentes segmentos turísticos, tais como Turismo de aventura adaptado, cultural, Ecoturismo, entre outros.

Cadeiras adaptadas

A Prefeitura de São Sebastião adquiriu 30 cadeiras de rodas adaptadas para permitir as atividades de quem tem mobilidade reduzida. A cadeira, especialmente desenvolvida para prática do montanhismo, e também utilizada em outras atividades, pode ser encontrada em 40 pontos pelo Brasil. É a mesma comprada pelos governos estadual e federal para utilização em parques

As cadeiras suportam até 90 quilos e são equipadas com cinto de segurança, apoios para cabeça e pés e freio estacionário com intuito de garantir mais segurança aos usuários.

Além de permitir as atividades de quem tem mobilidade reduzida, os equipamentos podem ser usados também para resgate em caso de acidentes em pontos de difícil acesso nos parques.

 

 

PraTodosVerem: fotos da cadeira Juliette sendo utilizada em trilha do município e foto da cadeira exposta na cidade. Fim da descrição.

 

 

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de São Sebastião


Você pode gostar também de