Equipes de manutenção e higienização do Hospital de Clínicas da Costa Sul recebem orientações para evitar transmissão da Covid-19

Esta semana, as equipes de manutenção e higienização do Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS) – Costa Sul, em Boiçucanga, receberam orientações sobre autocuidado e cuidados com a equipe, reforçando e relembrando os hábitos necessários para prevenir e reduzir os riscos de transmissão de Covid-19.

As capacitações aconteceram por iniciativa da enfermeira e coordenadora administrativa da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do hospital, Flávia Cristina Rodrigos Santos, ao observar, com preocupação, um aumento no número de afastamentos de funcionários da instituição por Covid-19, que esta semana chegou a 25.

“Com a flexibilização das medidas de segurança ocorrida em 2021, o autocuidado necessário para quebrar a cadeia de transmissão da Covid-19 caiu no esquecimento, nos levando a adoecer como no início da pandemia”, explica Flávia.

A ação, que contou com o apoio da gestão e o retorno positivo dos funcionários, continuará na próxima semana, juntamente com a equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do hospital.

Entre as orientações que foram passadas estão a importância de utilizar as máscaras N95 devido à maior barreira de proteção; cuidados na utilização de transporte público; evitar o compartilhamento de objetos; lavar as mãos e utilizar álcool em gel com frequência; utilizar produtos específicos para cada superfície, como maçanetas e portas; manter distanciamento durante as refeições; limpar refratários e marmitex antes das refeições; não sair da unidade com roupa de trabalho para almoçar fora e cuidados nos contatos com familiares ao chegar em casa.

“A preocupação é de todos, por isso as orientações foram bem aceitas e as mudanças imediatas. Precisamos cuidar de quem cuida, pois os funcionários são as mãos que limpam, alimentam e fortalecem a nossa saúde”, diz Flávia.

 

#Pratodosverem: foto mostra equipes de manutenção e higienização do Hospital de Clínicas da Costa Sul recebendo orientações para evitar transmissão da Covid-19. Fim da descrição.


Fonte: Prefeitura de São Sebastião


Você pode gostar também de