Patrulha Maria da Penha de São Sebastião é considerada a melhor do estado de São Paulo

Polícia Municipal recebe homenagem destaque no segmento ‘Proteção a Mulher’ em números, atendimentos e resultados

Esta semana, a corporação da Polícia Municipal (antiga GCM), Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR) da Prefeitura de São Sebastião foi homenageada, em ato solene realizado no auditório Franco Montoro, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no lançamento oficial da medalha Patamo (Patrulhamento Tático Motorizado) que enaltece atuações de destaque, humanas e fraternas de guardas municipais e policiais.

A iniciativa foi da deputada estadual Leticia Aguiar, coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa e Valorização das Guardas Municipais.

A Patrulha Maria da Penha sebastianense que atende mulheres vítimas de agressão e violência doméstica foi destaque no segmento ‘Proteção a Mulher’, como a melhor do estado de São Paulo, em números, atendimentos e resultados. A inspetora Lana Wanciela e o policial classe especial, Gustavo Caprioti Marques receberam o prêmio em homenagem a Polícia Municipal.

“É uma honra recebermos esta homenagem e sermos considerados a melhor Patrulha Maria da Penha do estado de São Paulo, entre 645 municípios. Segurança pública é prioridade do governo municipal e a mulher sebastianense possui um atendimento prioritário e diferenciado. Parabéns a corporação, por mais esta honraria e destaque”, afirmou o comandante da Polícia Municipal, André Marcos Maciel.

Patrulha Maria da Penha

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR), Polícia Municipal, desde junho de 2017, com uma equipe específica e treinada, instituiu a Patrulha Maria da Penha para atendimento às mulheres que sofrem agressão e violência doméstica.

Atualmente, a patrulha acompanha 56 medidas protetivas que são encaminhadas pelo judiciário. Os contatos são feitos por visitas, as vítimas, em horários diversos e por telefone.

Durante o acompanhamento da medida, as mulheres são orientadas a baixar o aplicativo (App) Botão do Pânico, outra ferramenta oferecida pelo governo municipal, através da SEDES e SEGUR, ou ligar para 153 Polícia Municipal, caso precise de socorro.

As mulheres vítimas de violência recebem orientações jurídicas, apoio psicológico e assistência social, ao serem encaminhadas a Casa PodeRosa. De acordo com a Polícia Municipal – Patrulha Maria da Penha – já ocorreram 18 prisões em flagrante, por descumprimento a medidas protetivas.

Polícia Municipal

Em outubro, a Guarda Civil Municipal (GCM) foi promovida a Polícia Municipal, em cerimônia de Promoção dos Policiais Municipais Classe Especial. Organizada pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR).

A corporação foi prestigiada com a Lei Complementar nº 269/2021, em que institui o Plano de Cargos, Salários e Carreira, e estrutura a política de remuneração e de evolução funcional, aperfeiçoando a legislação atual e adequando-se à Lei Federal nº 13.022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais).

Desde 2017, a administração municipal realiza uma série de ações e aprimoramentos na corporação que fizeram com que São Sebastião seja considerada a cidade mais segura do litoral paulista e a 5ª mais segura do Brasil, entre os municípios com até 100 mil habitantes.

A força de segurança foi criada em 2007 e iniciou suas atividades em meados de junho de 2008, com 65 agentes que, ainda desarmados, realizavam rondas patrimoniais no município.

Em 2011, a corporação passou a trabalhar armada e pôde, assim, auxiliar com mais eficiência as demais instituições policiais, atendendo a diversos tipos de ocorrências.

Já em 2014, com o Estatuto Geral da Guardas Municipais, as GCMs passam a ter atribuições mais amplas no âmbito da Segurança Pública e combate à criminalidade.

A Polícia Municipal foi reestruturada, em 2017, recebendo novos coletes, viaturas e armamentos, o que possibilitou um aumento expressivo nos atendimentos a ocorrências criminais e mais efetividade no combate à criminalidade. Desde então, foram cerca de 500 prisões em flagrante até o ano de 2021.

 

#PraTodosVerem: foto mostra a inspetora Lana Wanciela da Polícia Municipal, Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR) da Prefeitura de São Sebastião, recebendo o prêmio em homenagem a Patrulha Maria da Penha pela deputada estadual Leticia Aguiar. Fim da descrição.


Fonte: Prefeitura de São Sebastião


Você pode gostar também de