União e Governo de SP firmam parceria para construção do túnel Santos-Guarujá

O governo federal e o Estado firmaram acordo de cooperação para a construção do túnel Santos-Guarujá, o primeiro do tipo na América Latina, obra que ocorrerá por meio de uma Parceria Público-Privada.

O acordo foi anunciado na manhã desta sexta-feira (29) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em evento comemorativo aos 132 anos do Porto de Santos, na sede da Autoridade Portuária, com a presença de inúmeras autoridades, entre eles o vice-presidente Geraldo Alckmin, o governador Tarcísio de Freitas, ministros e o prefeito Rogério Santos.

“Esse túnel é necessário e ficaria caro para qualquer um dos lados. Havia projetos e autorizações prontos do Governo de São Paulo. Humildemente, falei ao Rui Costa (ministro da Casa Civil) para que trouxesse o Tarcísio para isso. Estamos juntos para servir o povo deste Estado e de todo o Brasil”, afirmou o presidente.

O governador Tarcísio de Freitas falou sobre as vantagens da obra para a população local. “É um momento emblemático. Vamos fazer esse túnel sair do papel. Imagine o que isso vai representar para o cidadão que não vai mais ter que ficar na fila da balsa; imagine o que essa obra vai gerar de empregos”, afirmou. E completou: “nós temos que enxergar o verdadeiro interesse público; o que interessa nessa parceria é que vamos deixar um legado trabalhando juntos”.

O prefeito Rogério Santos exaltou a parceria entre os dois entes federativos para a execução e conclusão da obra. “É um acordo simbólico e efetivo; sem os dois juntos seria impossível fazer esse túnel; há também a parte dos municípios e nós estamos conversando. Esta é uma união de esforços republicana para uma construção histórica. Ninguém faz nada sozinho. A expectativa é muito grande para que essa e outras obras também saiam do papel”, afirmou o chefe do Executivo santista.

COMO SERÁ

De acordo com o Governo Federal, o túnel Santos-Guarujá será construído por meio de uma Parceria Público-Privada com investimento de R$ 5,8 bilhões da União e do estado. A expectativa é de que a obra fique pronta até 2028.

O túnel é aguardado há quase um século. Beneficiará mais de cinco milhões de pessoas, incluindo os 1,6 milhão de habitantes da Baixada Santista, e os mais de 4 milhões de turistas que anualmente visitam Guarujá e o litoral Norte paulista. Todos os dias, 80 mil pessoas cruzam o canal entre Santos e Guarujá.

Esse movimento deverá ser transferido para o futuro túnel, com estimativa de percurso em dois minutos. A via subterrânea, de 860 metros de comprimento e 20 metros abaixo do nível do mar, terá espaço também para trânsito de ciclistas, o VLT e pedestres. O traçado liga a Prainha, em Guarujá, na margem esquerda do Porto, abaixo do linhão, a uma área próxima ao cais da Marinha, do lado direito, em Santos.

O Porto de Santos recebe cerca de cinco mil navios por ano e representa cerca de 30% da movimentação da balança comercial do País. O terminal registrou, em dezembro último, movimentação recorde de 15,6 milhões de toneladas de carga, crescimento de 29,1% em relação a dezembro de 2022. Com o resultado, o total desde janeiro do último ano foi de 173,3 milhões de toneladas. A obra não afetará as operações portuárias.

Durante o evento, o presidente Lula também informou que o estado vai receber 12 novos Institutos Federais de Educação, sendo que São Vicente e Santos receberão uma unidade cada. 

Esta iniciativa contempla o item 9 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Indústria, Inovação e Infraestrutura.Conheça os outros artigos dos ODS.

 

 

 

 

 

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de