Três frentes de trabalho agilizam revitalização do canal 1, em Santos

Três frentes de trabalho estão agilizando as intervenções nos 2.240m de extensão da Avenida Pinheiro Machado (canal 1), em revitalização pela Prefeitura. O projeto, supervisionado pela Secretaria de Serviços Públicos (Seserp), envolve construção de calçadas com acessibilidade, renovação asfáltica, melhorias no sistema de drenagem e recomposições pontuais da ciclovia, passarelas de pedestres, taludes e de muretas do canal.

Duas frentes atuam na pista sentido praia. Uma no denominado trecho 5, nos 380m entre as ruas João Carvalhal e Carlos Gomes, onde a equipe realiza a demolição para posterior execução de guias, sarjetas e calçadas acessíveis no lado predial, e a outra promove a remoção do pavimento antigo (fresagem), para a renovação asfáltica nos 362m do segmento 6, da Francisco de Souza Dantas à Carvalho de Mendonça.

Neste último trecho, os trabalhos envolvem interdição da pista até o final do mês, além de alterações no trânsito e no transporte público. “Já no sentido praia-Centro, a terceira frente executa serviços de demolição do lado predial, para a execução de guias, sarjetas e passeios com acessibilidade nos 265,75m do trecho 11, entre Marquês de São Vicente e João Caetano”, explicou o técnico de obras Daniel Lugaresi, da equipe da Seserp responsável pela supervisão dos trabalhos.

TRÂNSITO

Até o final do mês, em função das obras no trecho 6 (entre Francisco de Souza Dantas e Carvalho de Mendonça), a rota alternativa implementada pela CET-Santos é pela Avenida Bernardino de Campos. Há indicação para desvio do trânsito pelas ruas Francisco de Souza Dantas e Saturnino de Brito e ambas funcionarão com mão de direção unificada (mesmo sentido).

Já a Rua João Carvalhal Filho, entre a Rua Saturnino de Brito e a Pinheiro Machado, tem mão única e foram removidas, provisoriamente, as rotatórias da Saturnino de Brito. Até o término dos serviços, não é permitido estacionar do lado direto da Carvalho de Mendonça, entre a Saturnino de Brito e a Pinheiro Machado, e foi implementada faixa exclusiva de conversão para o canal 1. Além disso, a Alfredo Albertini passou a ter mão dupla entre a João Carvalhal Filho e a Carvalho de Mendonça, e a Satunino de Brito, a ter mão de direção invertida entre a João Carvalhal Filho e a Carvalho de Mendonça.

TRANSPORTE

 Para a linha 13 do transporte municipal, a rota alternativa passou a ser a Praça André Di Fazio e as ruas Francisco de Sousa Dantas, Saturnino de Brito e Napoleão Laureano. Os ônibus da linha 77 circulam agora pelas ruas Napoleão Laureano, Alfredo Albertini e Antonio Bento de Amorim, enquanto as linhas 23, 37, 52 e 152 seguem pela praça e pelas ruas Francisco de Sousa Dantas, Saturnino de Brito e Carvalho de Mendonça.

ANDAMENTO DA OBRA

Quatro trechos da avenida já dispõem de calçadas com acessibilidade e nova pavimentação e outros quatro encontram-se atualmente em obras. Os serviços de revitalização do canal 1 serão concluídos apenas após a avaliação dos taludes em toda a extensão do canal, conforme adiantou Daniel Lugaresi.

A renovação asfáltica, última etapa da revitalização de cada segmento, já foi concluída nos trechos 1 e 9, entre as vias Presidente Wilson e Floriano Peixoto, sentidos praia e Centro, respectivamente. E ainda entre Delfino Stockler de Lima e Antonio Bento de Amorim, sentido Centro-praia (trecho 8); da Antônio Bento de Amorim até Ana Nery, sentido Centro-praia (7); entre a Floriano Peixoto e a Francisco Glicério, sentido praia-Centro (10, faltando apenas o recapeamento asfáltico em uma quadra). Além dos trechos 5 (da Carvalho de Mendonça à Carlos Gomes, sentido Centro-praia), 6 (Francisco de Souza Dantas até Carvalho de Mendonça, Centro-praia) e 11 (Francisco Glicério à João Caetano, praia/Centro), as obras encontram-se em andamento também entre a Carlos Gomes e a Carvalho de Mendonça (13), direção praia-Centro.

CONTINUIDADE

Após a conclusão do projeto nos quatro trechos atualmente em obras, serão atendidos sete segmentos: 2 (174,24m, da Floriano Peixoto à Francisco Glicério, sentido praia); 3 (265,75m, Francisco Glicério até João Caetano, sentido praia); 16 (130m, entre Antônio Bento de Amorim e Delfino Stockler de Lima, sentido praia); 14 (362m, da Carvalho de Mendonça à Álvares Cabral, sentido Centro); 15 (174,20m, Álvares Cabral até Antônio Bento de Amorim, sentido Centro); 4 (334m, João Caetano à Carlos Gomes, sentido praia); 12, com 334m, entre as ruas João Caetano e Carlos Gomes, sentido Centro.

INVESTIMENTO

 As obras, a cargo da Terracom, vencedora da concorrência pública, representam um investimento de R$ 27.967.343,37, sendo R$ 22.621.945,96 provenientes da Secretaria de Governo e Relações Institucionais do governo estadual e o restante, do orçamento municipal.

 

Esta iniciativa contempla os itens 9, 10 e 11 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Indústria, Inovação e Infraestrutura; Redução das Desigualdades, e Cidades e Comunidades Sustentáveis. Conheça os outros artigos dos ODS.

Fotos: Carlos Nogueira e divulgação 

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Fonte: Prefeitura de Santos


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