Santos terá 381 atletas em busca de medalhas nos Jogos Abertos do Interior

A cidade de Santos inicia, nesta quarta-feira (4), a briga por medalhas na 85ª edição dos Jogos Abertos do Interior, que acontece até 14 de outubro, em São José do Rio Preto. A equipe da Fundação Pró-Esportes (Fupes) será representada por 381 atletas, divididos em 43 modalidades. No total, a delegação conta com 512 pessoas, incluindo comissão técnica e equipe de apoio.

O primeiro grupo de atletas da Fupes partiu na noite desta segunda-feira (2) da Arena Santos com destino ao interior paulista. A Cidade foi vice-campeã na edição de 2022, realizada em São Sebastião. Neste ano, o maior evento poliesportivo da América Latina terá cerca de 8 mil atletas de 192 cidades.

O diretor-presidente da Fundação Pró-Esportes (Fupes), Frederico Luiz Monteiro, está confiante em um bom desempenho dos atletas santistas e na briga pelo pódio. “Da mesma forma que os Regionais, nos Abertos também teremos uma nova realidade neste ano, com as cidades contratando e se reforçando. Mas temos uma equipe muito boa, muito comprometida e estamos com mais representatividade que no ano passado”, diz.

Santos estará representada no masculino e feminino no atletismo, badminton, basquete, boxe sub-18, boxe livre, capoeira, ciclismo, damas, futsal, ginástica artística, caratê, kickboxing, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei e wrestling, além de biribol, futebol (feminino), ginástica rítmica, handebol (feminino), judô (masculino), Supino Raw Misto e xadrez (feminino).

CONFIANÇA

Nesta segunda-feira, no embarque do primeiro grupo de atletas, o clima era de confiança. Entre eles estava Calebe Corrêa , do wrestling, que se prepara para representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no final do mês. 

“A expectativa para os Abertos é muito boa. Estamos em uma preparação forte, então confiante para buscar esse ouro”, diz o atleta, que também pretende utilizar a disputa para testar as estratégias que vem treinando para utilizar no Chile.

O técnico da equipe de boxe, Felipe Moledas, afirma que Santos vai forte para São José do Rio Preto. “Estamos com uma equipe muito forte, então a expectativa é muito boa, de brigar pelo primeiro lugar, assim como no ano passado, quando conquistamos mais de 40 medalhas”.

Campeã dos Jogos Regionais, a equipe de basquete feminino sub-21 perdeu jogadoras após o título para o Exterior e precisou fazer reposição e trabalhar na evolução do sub-17. “Demos aos atletas estrutura física e técnica para encarar este desafio. Estamos prontas e otimistas, já que trabalho não faltou.  Com certeza nossas jogadoras vão dar 110% e fazer o melhor que puderem”, ressalta a técnica Carmem Fernandes.

Quem também embarcou nesta segunda-feira foi o mesatenista santista Richard Pinheiro, que representou neste ano o Brasil nos Jogos Mundiais Universitários de Verão, na China.

“A gente vem invicto desde 2018, estamos bem treinados, então sempre entramos para ganhar e dar nosso melhor”, diz o atleta da forte equipe de tênis de mesa santista, com atletas vitoriosos como Emerson Maeda e Isaac Zauli, que também é o técnico do time da Fupes.

Esta iniciativa contempla o item 3 dos Objetivos de  Desenvolvimento Sustentável da ONU: Saúde de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de