Santos apresenta plano de ação ODS para cidade de Santa Catarina

O Departamento de Políticas Públicas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Santos (Depods/OTC) apresentou, terça-feira (14), o plano de ação municipal para o alcance das metas da Agenda 2030 da ONU ao Comitê ODS de Chapecó, cidade de Santa Catarina.

A apresentação ocorreu durante uma reunião on-line com aproximadamente 20 representantes de instituições chapecoenses. O Comitê ODS Chapecó é uma organização que faz parte do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, dedicada a promover e implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na região Oeste catarinense. O comitê engaja diversas instituições e setores da iniciativa pública e privada em encontros e ações que visam disseminar o conhecimento sobre os ODS.

Reconhecida pelo pioneirismo em diversas ações, como a criação do Movimento ODS Santos 2030, Santos foi convidada pelo comitê para compartilhar como está sendo realizada a implementação dos ODS na Cidade. O chefe do Depods, Fábio Tatsubô, detalhou as etapas do processo, partindo da organização interna da administração municipal até a criação de parcerias com outros municípios, estados e países.

Para a coordenadora-geral do Comitê ODS de Chapecó, Taise Perondi, os cases de Santos devem inspirar o planejamento de Chapecó. “Os membros podem oferecer contribuições aos planos da cidade alinhados aos ODS abrangendo novas ideias, propor soluções inovadoras, mobilizar a comunidade e estabelecer parcerias estratégicas, como em ações em Câmara de Vereadores e associações de impacto local”, revelou. “Ver isso funcionar em um cidade do tamanho de Santos é muito bonito”, celebrou a representante da Menos Lixo Consultoria Ambiental, Maria Gabriela Knapp. “Essas parcerias são importantes para mostrar que não é impossível. Isso é algo muito difícil das pessoas entenderem”, complementou a engenheira ambiental sobre a integração entre Santos e Chapecó.

Tatsubô explicou que os planos do departamento, bem como do Movimento ODS Santos 2030, atravessarão os limites territoriais da Cidade. Desta forma, mais pessoas se comprometerão com o desenvolvimento sustentável. “Estamos preparando o Encontro das Cidades ODS, com painéis e atrações pertinentes de todo o Brasil. Aguardamos representantes de cada estado. A proposta é amplificarmos as conexões e refletirmos sobre os desafios desses últimos cinco anos de Agenda 2030”, afirmou o representante santista, convidando o Comitê de Chapecó para participar do evento que acontece em 21 de junho, em Santos.

 

Esta iniciativa contempla o item 17 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Parcerias e Meios de Implantação. Conheça os outros artigos dos ODS

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de