Santista de Pedestrianismo encerra edição com mais 1,5 mil atletas nas ruas

Uma das competições mais tradicionais da Cidade, o Campeonato Santista de Pedestrianismo – Prova da Polícia Militar (PM) chegou à última etapa do ano marcada por alegria e reencontros. O evento reuniu mais de 1,5 mil atletas entre civis e policiais militares neste domingo (26), na orla.

Os atletas percorreram trajeto de 10 quilômetros, saindo do Gonzaga em direção à Ponta da Praia, voltando até o canal 1 e retornando para o ponto de largada, na Praça das Bandeiras.

Velocista veterana, Joelma das Neves, 39 anos, foi uma das participantes. Ela que esteve em duas olimpíadas (Londres 2012 e Rio 2016), três mundiais, três sul-americanos, 15 disputas de Troféu Brasil e uma medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos, em Guadalajara, no México, em 2011, estava no evento para descontrair. “Iniciei minha carreira na corrida de rua, minhas primeiras competições e pódios foram na rua. Hoje enquanto corria passou um filme pela minha cabeça. Vim aqui mesmo para descontrair e sentir essa energia diferenciada das provas de rua. Para disseminar ainda mais o esporte é fundamental provas gratuitas como esta. Ver aquela multidão e sentir aquela alegria não tem preço”, lembrou ela.

A 5ª e última etapa do ano reuniu outros participantes experientes, caso da aposentada Josefa Maria dos Santos, 67, que participa da prova desde a primeira edição, há 35 anos. “Amo essa prova não só pela organização maravilhosa, mas porque é sempre uma oportunidade de encontrar amigos que conheci aqui mesmo, correndo. Hoje vim mais uma vez para completar os 10 quilômetros e pretendo continuar correndo por muitas edições ainda”.

O operador de empilhadeiras Luiz Fernando dos Santos Gomes, 42, comemorou a participação nas cinco etapas da competição em 2023. “Corro outras competições de 10 quilômetros da Cidade, mas o Santista de Pedestrianismo tem uma alegria diferente. A gente vem, encontra os amigos e pratica esporte. Iniciativas como essa são importantíssimas para a qualidade de vida e para a saúde, e devem ser cada vez mais incentivadas”, observou.

Helaine Medeiros, contadora, 43, elogiou a dinâmica da competição. “Eu já participo do santista há uns três anos, e é uma prova diferenciada, com várias etapas, em que a gente consegue se superar e tentar melhorar cada vez mais o tempo e o desempenho. É uma prova que quem conhece não para de fazer”, disse.

O Capitão do 6º Batalhão da Polícia Militar, Marcos Alexandre, parabenizou os atletas e a organização da competição. “A prova foi muito bem organizada e contou com atletas de alto nível. A corporação sempre incentiva o esporte e ações como essa, pois para o nosso trabalho é muito importante estarmos saudáveis e com bom condicionamento físico. Esta edição foi um sucesso e espero que a do próximo ano seja ainda melhor”, observou.

De acordo com o secretário de Esportes Gelasio Fernandes, o Campeonato Santista de Pedestrianismo bateu recordes este ano. “As cinco etapas tiveram números expressivos de inscritos, com grande quantidade de atletas de alto nível quebrando os seus próprios recordes. Para nós é uma alegria ver o quanto essa prova é aguardada e o carinho que todos têm por ela”. 

PÓDIO

 

Campeão da prova na categoria geral masculino, João Victor Pinto Fernandes, falou sobre a emoção de participar da competição. “Vim para ganhar e consegui com um bom tempo, além disso é bom demais rever os amigos, estou muito feliz, hoje é só agradecer a Deus”.

Para Valéria Cristina Ramos da Silva, que garantiu o primeiro lugar no feminino, a vitória teve sabor de superação. “Fui me superando a cada etapa.  Hoje vim para ganhar, baixei meu tempo em mais de 20 segundos e alcancei a vitória. Comecei neste campeonato há dez anos com 25 quilos a mais do que hoje e a minha história é de superação pessoal. Conseguir me tornar campeã do Santista de Pedestrianismo 2023 é uma emoção indescritível”, comentou.

MASCULINO

1- João Victor Pinto Fernandes

2- Mauricio Santana Evangelista

3- José Uilton Nascimento Santos

FEMININO

1- Valéria Cristina Ramos da Silva

2- Manuela Rodrigues Barbosa

3- Caroline de Oliveira Gomes

Esta iniciativa contempla o item 3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Saúde de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de