Projeto ensina alunos de Santos a evitar acidentes elétricos com pipas

A primeira palestra de 2024 do projeto Uso Consciente de Pipas, nesta quarta-feira (24), atraiu 215 alunos do Núcleo de Educação Integral Zona Noroeste II. Com o objetivo de conscientizar sobre a utilização indevida de linhas cortantes, a iniciativa beneficiará mais de 7 mil estudantes de núcleos e escolas da rede municipal de Santos.

O primeiro encontro contou com a participação de autoridades parceiras para conversar e tirar as dúvidas dos estudantes, simulações de possíveis acidentes causados pelo uso incorreto da pipa e o incentivo à sustentabilidade.

Os eletricistas Paulo Ricardo Ramos e Leandro Bertolino da Silva, da CPFL Energia, apresentaram uma maquete de fiação para os alunos e simularam acidentes de curto-circuito. “Por meio dos Programas Guardião da Vida e Uso Consciente de Pipa, a CPFL conscientiza as crianças no dia a dia sobre os riscos que as linhas com cortantes têm. Informar os locais corretos em que eles podem soltar pipas e os cuidados que precisam ter são coisas fundamentais para prevenir e saber como agir em casos de acidentes com a rede elétrica. Com essa compreensão, eles se tornam multiplicadores do conhecimento”, ressaltou Paulo.

Os alunos Benjamim Bispo e Carlos Henrique dos Santos, ambos de 8 anos, entenderam que não podem fazer o uso de linhas cortantes. “Não empino muita pipa, mesmo achando legal. Algumas pessoas não entendem o perigo que podem causar e acabar machucando o dedo ou até mesmo outra pessoa”, comentou Benjamin.

Já Carlos alertou sobre os perigos: “precisamos ter cuidado com algumas brincadeiras, porque podem causar acidentes graves”.

PROJETO

A ação, desenvolvida há mais de 10 anos, é realizada pela Secretaria de Educação (Seduc) em parceria com a CPFL Energia, Polícia Militar (PM), Guarda Civil Municipal (GCM), Corpo de Bombeiros e Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O responsável pelo projeto na Seduc, Aldemir de Lima, explicou como funcionará a abordagem nas unidades escolares. “Os estudantes vão participar de palestras interativas e educativas sobre o uso das pipas, com exemplos práticos e impactantes. Muito importante que eles saibam dos perigos e aprendam a brincar de maneira consciente, sem a utilização do cerol e em locais seguros. Neste ano, teremos oficinas para que os pais e responsáveis também tenham conscientização sobre as linhas”.

O projeto está alinhado com a lei municipal 1.649/97 e a lei estadual 12.192/2006, que dispõem sobre a proibição do uso do cerol e materiais cortantes nas linhas das pipas. O subcomandante da GCM, Marcelo dos Santos Silva, esteve presente para orientar os alunos. “A atuação da Guarda Civil Municipal dentro das unidades escolares tem a intenção de ser o mais transparente possível quanto à legislação municipal e os perigos do cerol e outros artifícios de uso cortante. Temos uma equipe de seis guardas que fazem estas palestras para informar tanto as crianças quanto os pais e funcionários das escolas”.

ECOFÁBRICA

A Ecofábrica da Zona Noroeste passou a receber carreteis de linhas com cerol apreendidos para serem transformados em vasos, em uma parceria com o projeto Uso Consciente de Pipas. O coordenador da Ecofábrica, Anderson de Oliveira Camargo, participou do evento e organizou uma exposição do trabalho realizado. “Os carreteis, quando são apreendidos, ficam inutilizáveis e a ideia é mostrar aos alunos que podemos dar outro sentido à utilização desses materiais, dando vida a espaços com vasos e flores”.

A Ecofábrica fica localizada na Av. Nossa Senhora de Fátima, 454 – Chico de Paula, e realiza visitas monitoradas de segunda a sexta, das 8h às 17h.

 

Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS.

Fotos: Raimundo Rosa

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de