Prata paralímpico, corredor de Santos terá que mudar de categoria para ir para Paris/2024

Representando a cidade de Santos, o corredor Alex Pires (Fupes) brilhou nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2021, conquistando a medalha de prata na maratona da classe T46 (deficiência nos membros superiores). Agora, o atleta precisará se adaptar a uma nova realidade para poder voltar a brigar por medalhas em Paris – 2024, já que a sua prova foi excluída dos próximos Jogos pelo Comitê Paralímpico Internacional.

Habituado às maratonas de 42 quilômetros, ele disputou neste final de semana a Meia Maratona de Igrejinha, no Rio Grande do Sul, na prova de 5 quilômetros, e conquistou o bronze. “É uma prova mais próxima da minha nova realidade”, diz o atleta, que pretende treinar para disputar os Jogos Paralímpicos de Paris na prova dos 1.500 metros, onde já faturou medalhas nos mundiais de 2013 e 2015. “Com muito treinamento e dedicação, eu acredito que vai dar certo”, diz o velocista.

Alex disputou prova de 5km neste final de semana e foi medalha de bronze. Foto: Divulgação

O apoio financeiro, importante para a dedicação total do atleta aos treinamentos, também foi prejudicado com a mudança do Programa Paralímpico. Ele perdeu direitos como o de receber o Bolsa Pódio, do Governo Federal, e patrocínios de projetos ligados ao Comitê Paralímpico Brasileiro. “Seria um direito meu, mas perdi com a exclusão da maratona, pois esses incentivos são voltados apenas para as provas que fazem parte do programa paralímpico”, conta.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de