Plano de Manejo do Engenho dos Erasmos, em Santos, receberá sugestões em consulta pública

O Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Engenho São Jorge dos Erasmos, ou Engenho dos Erasmos como também é conhecido, está aberto para consulta pública. Quem quiser enviar sugestões pode acessar o hotsite do Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA), da Secretaria de Meio Ambiente de Santos (Semam), e dar sua contribuição até 18 de dezembro.

A ideia é que toda a sociedade participe. O Parque é uma unidade de conservação de proteção integral e é a primeira com gestão municipal.

De acordo com a legislação vigente, para que ele seja considerado uma unidade de conservação, é necessário cumprir vários requisitos, entre eles, ter um plano de manejo, ou seja, ter um instrumento que oriente as ações de gestão a serem adotadas para aquela área, explica a coordenadora do Grupo Técnico de Trabalho (GTT) do Plano de Manejo, Ana Beatriz Comelli.

Em 2020, a Semam criou o GTT, que foi responsável pela elaboração do plano de manejo. O Grupo técnico contou com a participação de profissionais de outras secretarias do Município e com o conselho consultivo da unidade. Também houve oficinas, nas quais foram convidadas pessoas que atuam no setor, como professores universitários.

“Foram realizadas várias etapas para a construção deste plano. Agora, com o documento praticamente finalizado, abrimos as sugestões para consulta pública”, diz Ana Beatriz.

Após a consulta pública, o GTT vai avaliar as sugestões e incorporá-las ao Plano de Manejo. “No final, sairá o documento final, com o Plano de Manejo do Parque, que se tornará oficial”, acrescenta a coordenadora.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de