Palestra para servidores em Santos esclarece sobre respeito ao nome social

Sob o comando da  psicóloga clínica e esportiva Paloma Melo, servidores municipais da Prefeitura de Santos acompanharam, na tarde da quarta-feira (1º), a palestra ‘Aspectos psicossociais e educativos do uso do nome social e seus impactos nas relações interpessoais’.

Promovida pela Coordenadoria de Diversidade (Codiver) da Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos (Semulher) de Santos, o evento visa dar informações sobre a importância de se respeitar o uso do nome social em qualquer momento, seja em repartições públicas ou particulares. A atividade faz parte ainda das comemorações do Dia Nacional da Visibilidade Transexual e Travesti, celebrado em 29 de janeiro.

Paloma, que também é pedagoga da área de inclusão e orientadora educacional na Prefeitura, diz que o objetivo do encontro é falar para o público sob um olhar que vai além do aspecto jurídico da questão. “É importante que saibam o impacto que traz para a saúde mental das mulheres transexuais e travestis e para os homens trans serem tratados pelo nome social. É preciso compreender que isso ajuda a preservar o bem-estar emocional dessas pessoas”.

A coordenadora de Diversidade Sexual da Prefeitura, Taiane Miyake, ressalta ainda que esclarecer o tema é uma forma de ampliar o conhecimento e a importância do nome social. Com isso, os participantes poderão se tornar multiplicadores de informação para que se tenha uma sociedade mais justa.

“O nome social é o nome pelo qual a gente se apresenta. É importante que o servidor saiba se reportar a essas pessoas, porque nosso nome é nossa imagem e nosso cartão e, através do tratamento adequado, todos se sentem respeitados. As pessoas não sabem o quanto afeta o nosso psicológico quando te chamam por ‘ele’, não respeitando o artigo ‘a’ ou ‘o’, se for um homem trans”.

Material informativo sobre diversidade sexual 

 

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de