Mesatenistas de Santos conquistam cinco medalhas em participação histórica nos Jogos Parapan-Americanos

Com mais três medalhas conquistadas nesta segunda-feira (20), os mesatenistas de Santos encerraram sua participação nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile. Após a prata no individual, Jennyfer Parinos levou o ouro na dupla feminina e foi vice na dupla mista. Cadu Moraes voltou a faturar o bronze, dessa vez nas duplas. No total, foram cinco pódios obtidos pelos atletas da Fupes, que ainda foi representada pela técnica Maiza Mota.

Nas duplas femininas, categoria wd14-20, a santista Jennyfer Parinos conquistou a medalha de ouro ao lado de Danielle Ruan. Donas de duas medalhas de bronze em Jogos Paralímpicos, elas confirmaram o favoritismo e na final dominaram completamente as chilenas Ailyn Espinoza e Joseline Yevenes, vencendo por 3 a 0.

A santista, que já havia conquistado a prata no individual, na classe 9-10, voltou a ser vice-campeã dessa vez nas duplas mistas, categoria xd14. Ao lado de Israel Stroh, chegaram a abrir dois sets sobre os chilenos Ignacio Torres e Florencia Pérez, mas foram superados de virada.

O estreante Cadu Moraes, bronze no individual na classe F5, subiu no pódio mais uma vez com a terceira colocação nas duplas, categoria md8, ao lado de David Andrade.

CAMPANHA HISTÓRICA

A seleção brasileira de tênis de mesa, que tem como técnica a santista Maiza Mota, atleta e treinadora da Fupes, fez sua melhor participação em Jogos Parapan-Americanos. 

Os atletas brilharam nas mesas do Centro de Treinamento Olímpico chileno, conquistando 38 medalhas, um recorde histórico. A marca anterior pertencia aos Jogos de Toronto, em 2015, com 30 conquistas.

ARBITRAGEM

A cidade de Santos também esteve representada na arbitragem do tênis de mesa nos Jogos Parapan-Americanos 2023. O professor de educação física da UME Judoca Ricardo Sampaio Cardoso (Caruara), Danilo Pastoriza, foi convocado para atuar na competição internacional.

Pastoriza, faz parte da rede municipal de Santos há 14 anos. O profissional que se formou como árbitro em 2006, atualmente é coordenador de arbitragem do Estado de São Paulo e presidente da Liga Litoral de Tênis de Mesa

Acostumado com grandes eventos esportivos, já atuou nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, além dos internacionais WTT Youth e WTT Contender. “Fiquei extremamente feliz com a convocação! No Brasil, temos muitos árbitros de qualidade. Então sempre que sai uma convocação desse porte, é uma surpresa e alegria” comentou.

Esta iniciativa contempla o item 3 dos Objetivos de  Desenvolvimento Sustentável da ONU: Saúde de Qualidade. 
Conheça os outros artigos dos ODS:

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de