Funcionários de cemitérios de Santos participam de programa de apoio comportamental

A questão do luto, situação enfrentada diariamente pelos servidores, foi um dos assuntos abordados em atividade voltada a funcionários do Cemitério da Areia Branca, promovida na tarde desta terça-feira (24), pela Seção de Apoio Comportamental (Seacomp), do Departamento de Gestão de Pessoas e Ambiente de Trabalho (Degepat).

A ação foi comandada pela enfermeira Nathália Campioto e pela assistente social Ilka Conti. Elas explicam que, durante a pandemia, os funcionários dos cemitérios foram muito solicitados, com uma demanda muito grande, e muitos adoeceram emocionalmente. Por esse motivo, o luto foi um dos destaques da atividade, já que se trata de uma situação que eles presenciam diariamente. Elas afirmam que muitos não sabem lidar com a situação, nem como agir.

A atividade integra um programa que tem por objetivo acolher, apoiar e prevenir os problemas relacionados à saúde biopsicossocial dos servidores dos cemitérios, de uma forma multiprofissional. Serão realizados vários encontros com enfermeira, psicóloga, fisioterapeuta e assistente social.

SAÚDE

As profissionais da Seacomp abordaram também a importância das vacinas e sobre doenças sexualmente transmissíveis, com atenção maior ao HIV, hepatites B e C, e sífilis. Foram entregues materiais para leitura, preservativos e gel lubrificante.

Nesta quarta-feira (25), a Coordenadoria de Medicina do Trabalho (Comed), da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá a atualização vacinal contra a meningite C dos servidores dos cemitérios, funcionários terceirizados e integrantes do Projeto Reeducandos, resultado de convênio da Prefeitura com a Fundação de Amparo ao Preso (Funap).

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de