Exposição no Paço Municipal mostra a história de luta do negro em Santos

Como parte das comemorações do mês da Consciência Negra, o saguão do Paço Municipal de Santos (Praça Mauá s/nº) recebe até o dia 2 de dezembro a exposição “20 de novembro, Dia da Consciência Negra”, organizada pela Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams).

A mostra, composta por 15 painéis, traz imagens e textos que ajudam a traçar a linha do tempo da escravidão em Santos e a trajetória de luta pela liberdade do povo negro na Cidade.

De acordo com Nelson Santos Dias, responsável pelo projeto gráfico e um dos curadores da exposição, a intenção é, através dos painéis, reforçar o movimento de luta por igualdade racial.
“A forma como a pessoa interage com a informação é importante, a imagem é tão importante quanto os textos, por isso nosso cuidado em buscar imagens que reforcem a luta e a importância do movimento negro”.

O historiador de Fams e outro curador da exposição, José Dionísio de Almeida, explica que infelizmente são muito raros os documentos ainda existentes sobre o período da escravidão no Brasil.

“Mesmo com essa dificuldade é importante as pessoas saberem que na Fams temos um acervo que torna possível conhecer um pouco mais dessa história, além de fazer pesquisas e criar condições de entendermos melhor o que foi a escravidão no Brasil e em Santos”.

A visitação da mostra é gratuita. O Paço Municipal fica aberto de segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas.
 

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de