Exposição no Aquário de Santos conscientiza sobre a preservação de aves que dependem do limo

A exposição “Aves Limícolas do Litoral Paulista”, que conscientiza sobre a preservação dessas espécies na Região, já pode ser conferida no Aquário Municipal de Santos. A mostra está instalada no espaço para exposições do parque, próximo ao tanque oceânico, onde ficará até o dia 14 de fevereiro.

As aves limícolas, que muitas vezes são migratórias, carregam essa nomenclatura por se alimentarem de pequenos invertebrados que vivem no ‘limus’ (lodo em latim). Algumas das espécies, além de raras, também estão sob o risco de extinção, como a batuíra-bicuda e várias espécies de maçarico.

Na exposição, que conta com informativos, ilustrações, fotos e uma peça de resina em tamanho real de um maçarico-de-papo-vermelho, os visitantes passam a conhecer os perigos que as aves enfrentam nas praias, onde se alimentam e descansam após longos períodos de migração.

“São espécies que vêm de muito longe, chegam exaustas e acabam descansando nas nossas praias. Os carros atropelam, muitas vezes elas são afugentadas pelos cães, afora todo o problema com poluição e mudanças climáticas que elas enfrentam”, explica o ornitólogo Bruno Lima, um dos idealizadores do projeto Aves Limícolas, responsável pela exposição.

Outro ponto importante trazido pela mostra são as atitudes que a população pode tomar para contribuir com a conservação das espécies, como manter os cães nas coleiras, não trafegar com veículos na praia e não afugentar as aves. “Como elas estão cansadas, muitas vezes não conseguem voar e, pelo grande esforço, acabam morrendo de exaustão”, explica o ornitólogo.

AVES LIMÍCOLAS

As aves limícolas têm características próprias, como o bico e pernas longos e finos para caminhar e procurar alimento na areia, lama e água rasa. No mundo, existem 217 espécies dessas aves, só no Brasil são 47 migratórias e 13 residentes.

As espécies que migram percorrem de 30 a 40 mil quilômetros todos os anos. A viagem começa a partir de setembro, quando partem do Polo Norte para a América do Sul, fugindo do frio. Algumas fazem escalas pelo caminho e outras voam semanas sem descansar. Em maio, fazem o caminho de volta para se reproduzirem no verão ártico.

PROJETO

O Projeto Aves Limícolas, fundado em 2018 pelos ornitólogos Bruno Lima e Karina Avila, se dedica à conservação de aves limícolas migratórias ou residentes do litoral paulista. Entre o trabalho desenvolvido pela iniciativa está o levantamento e monitoramento de aves, educação ambiental de 165 jovens da cidade de Peruíbe e, em tendas montadas nas praias da região, campanhas de conscientização, políticas públicas como a Lei Municipal de Recepção das Aves Limícolas, além do Dia Municipal das Aves Limícolas, ambos em Peruíbe. Mais informações por meio do Instagram do projeto.

SERVIÇO

A exposição pode ser visitada de quinta a segunda, das 12h às 18h, período em que o Aquário (Praça Vereador Luiz La Scala s/nº, Ponta da Praia) está aberto à visitação. Lembrando que a bilheteria fecha às 17h30 e o ingresso custa R$ 8,00. Menores de 8 anos e maiores de 65 têm entrada gratuita; estudantes e professores, com apresentação de documento, pagam meia, assim como as crianças entre 8 e 12 anos.

 


Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de