Evento da Semana de Enfermagem 2024 lota Teatro Municipal de Santos

O Teatro Municipal de Santos foi palco de evento da Semana de Enfermagem 2024, promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SP) e teve como tema ‘O Impacto da Tecnologia no Futuro da Enfermagem: formação, ética e cuidado’. O evento, que teve o apoio da Prefeitura, atraiu cerca de 700 profissionais de toda a região. A abertura contou com a presença do prefeito Rogério Santos, do secretário Municipal de Saúde, Denis Vallejo e membros da diretoria do Coren-SP.

Em seu discurso, o prefeito, formado em odontologia e com vasta experiência na área da saúde, destacou a importância dos profissionais de enfermagem no atendimento à população, tanto no setor público quanto no privado. “Se teve, na minha carreira pública na área da saúde, pessoas com as quais aprendi, foram com profissionais da enfermagem. Aprendi, atendendo nas unidades básicas de saúde, sobre a relação humana e de respeito entre paciente e profissionais, sobre levar a saúde para todos os lugares e que a enfermagem é a essência da saúde”.

A auxiliar de enfermagem Iaraci Vieira dos Santos, uma das funcionárias mais antigas do Município, com 43 anos de dedicação à saúde pública, estava entre os homenageados do dia. Atuando desde 1981 na Policlínica Morro São Bento, ela foi reconhecida por sua trajetória e contribuição à comunidade.

“Fico orgulhosa e feliz. É muito bom a gente ser lembrado pelo trabalho realizado. É um reconhecimento e não planejo parar tão cedo. Vou ficar até a Prefeitura me expulsar”, brincou um auxiliar de enfermagem.

Depois, os profissionais passaram a tarde participando de diversas palestras para debater o tema central do evento e se atualizar com experiências realizadas na região.

Um dos destaques foi o painel ‘Apresentação de Experiência Exitosa: Inovação na Atenção Primária de Santos – Pelotão da Saúde’, que reuniu as enfermeiras Karina Marino, Lucineia Alves da Silva, e os agentes comunitários de saúde Rodrigo Barros e Mauro Hamilton.

O projeto, iniciado na Policlínica Campo Grande, expandiu-se para outras 24 unidades de atenção primária no Município, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população.

Segundo Karina Marino, a iniciativa, batizada de Pelotão da Saúde, consiste em caminhadas leves acompanhadas de exames laboratoriais semestrais, verificação de sinais vitais e outras atividades. “Começou em janeiro de 2019, a partir da ideia dos agentes de saúde Rodrigo e Mauro. Junto com a enfermeira Lucineia, decidimos implementar. Deu muito certo, hoje já são 25 unidades de atenção primária”, relatou Karina, destacando que o projeto pode servir de inspiração para outras cidades.

Outro painel importante foi ‘Apresentação de Experiência Exitosa: Vigilância Epidemiológica x UPA – Estreitando Laços na Qualificação do Atendimento de Casos de Dengue em Santos’. A palestra abordou a iniciativa da Vigilância Epidemiológica para melhorar a detecção e controle de casos de dengue na Cidade.

A ação teve início após a verificação do crescimento dos casos de dengue no País e a preocupação com a prevenção no Município. Uma busca ativa revelou que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) já registravam pacientes com dengue, o que levou a visitas técnicas e ao alinhamento de protocolos entre as UPAs e a vigilância epidemiológica.

“O objetivo foi fortalecer o manejo e o controle da doença, capacitando os profissionais para prevenir casos graves”, explicou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Fabiana Loyde Wakai Jorge Pinho.

A profissional destacou que a capacitação já foi estendida a todas as unidades de saúde municipais e hospitais privados. “Esta experiência tem sido fundamental para aprimorar a resposta da Cidade aos casos de dengue, enfatizando a importância de um fluxo de trabalho coordenado e a capacitação contínua dos profissionais de saúde. É um trabalho de prevenção para que não desenvolvamos casos graves”, concluiu.

Esta iniciativa contempla o item 3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Saúde de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de