Direção defensiva é abordada em curso com funcionários de hospital de Santos

“O tempo que se ganha utilizando uma velocidade mais elevada não compensa os riscos e o estresse”. A mensagem foi direcionada a profissionais de saúde e transmitida durante palestra sobre Direção Defensiva, apresentada na tarde de terça-feira (23) em hospital da Cidade, por meio do projeto Alerta pela Vida, da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos).

Por dois dias, o assessor jurídico da Companhia, Marco Vieira, falou sobre o tema no Hospital Ana Costa, do grupo Amil. “No trânsito, devemos dirigir sempre tendo em mente que o outro pode cometer um erro”, reforçou ele, que é especialista em trânsito.

Ao apresentar dados e informações sobre o trânsito brasileiro, além de normas e legislações, Vieira fez também várias ponderações de advertência. Comentou que o tempo de metabolização do álcool no organismo varia de acordo com o peso da pessoa e a quantidade de bebida ingerida. E destacou que, além do álcool, outros fatores podem vir a diminuir a concentração e retardar os reflexos. “Dirigir depois de uma discussão familiar pode sim prejudicar sua concentração no trânsito”.

INFORMAÇÃO

No total, as duas palestras reuniram 35 funcionários, entre eles João Paulo Oliveira, técnico de laboratório. Por conta de um acidente de trânsito, conforme contou, precisou de seis cirurgias e ficou sete anos afastado do trabalho.

Para ele, orientar é muito importante para a conscientização de todos no trânsito. “Acredito que deveria ser obrigatório que, ao menos uma vez no ano, todos participassem desse tipo de iniciativa”. A alta incidência de acidentes de trânsito entre colaboradores do hospital é uma preocupação, disse o técnico de segurança da unidade, Gustavo Andrade. “Neste ano foram mais de 40 ocorrências, sendo a maioria de moto”, revelou ele, assegurando que novas datas serão programadas para a palestra, a fim de que outros funcionários também possam participar.

O projeto Alerta pela Vida disponibiliza outros temas para abordagens sobre trânsito, visando orientar e conscientizar sobre comportamentos seguros que precisam ser adotados por todos os usuários. Empresas e instituições interessadas podem fazer a solicitação de agendamento, gratuitamente, pelo e-mail gced@cetsantos.com.br, com informação sobre a data pretendida, horário e a quantidade de funcionários. O telefone para contato é (13) 3228-9300, ramal 9330.

 

Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de