De gelateria a filmes, estudantes em Santos apresentam projetos realizados em oficinas tecnológicas

Nesta sexta-feira (24), os alunos do Parquinho Tecnológico apresentaram os trabalhos realizados nas oficinas voltadas a robótica, educação financeira, mídias sociais, jogos estratégicos e linguagem de programação. A mostra, que foi aberta à comunidade escolar, teve apresentações das unidades municipais de educação Avelino da Paz Vieira e Colégio Santista (Vila Nova).

Buscando inovações para a comunidade, os estudantes fizeram pesquisas de campo para conhecer os possíveis problemas do entorno da unidade e, com o auxílio dos professores, durante o ano letivo, usaram a criatividade para desenvolver possíveis soluções, como a criação de empresas físicas e digitais, elevadores para morros, entre outros. Com filmes autorais dos alunos, no período da manhã, o fundamental I apresentou o ‘Eu sou o Colégio Santista’ e no período da tarde o fundamental II com o ‘Olhos do Mar – Diálogos com o Oceano’.

Para a Chefe da seção Núcleo Tecnológico, da Secretaria de Educação (Seduc), Cristiane Domingues, o evento é a “culminância de todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo”. Todas as unidades que participam do Parquinho Tecnológico concluirão o semestre com exposições. “Esse ano foi um marco, porque essa mostra foi inserida no calendário escolar. O intuito é que a comunidade participe da ação. Fazemos um levantamento sobre as dificuldades da comunidade e os alunos transformam em soluções; essa troca de conhecimento é fundamental para todos”.

Em razão do calor extremo da região, alunos do 3º ao 5º ano da UME Colégio Santista, criaram uma solução fácil de economia criativa, a Gelateria Santista. Eles escolheram para sabor do sorvete a banana, fruta de fácil acesso. Durante a mostra, apresentaram o preço dos alimentos usados (banana e chocolate em pó) e o cálculo do lucro, além da estrutura organizacional da empresa, com o dinheiro fictício, caixa de fluxo, música de divulgação e imagem do negócio.

A professora do projeto, Natalia Alves, dá oficinas sobre finanças e trabalha de forma lúdica para que aprendam acerca da economia. “Por meio de uma conversa, trouxemos os problemas do cotidiano para debater e eles chegaram à conclusão de que iam fazer sorvetes por causa do calor. Pegamos alimentos que podem ser reaproveitados e fomos fazendo os cálculos necessários. Eles também tiveram uma visão de como funciona uma empresa”.

Participando da venda de sorvetes, a aluna Janaina Santos, 11 anos, estava animada com a conclusão do projeto. “Estou gostando bastante de participar. Aprendemos a economizar, vender e fazer os sorvetes. A minha mãe veio aqui ver o projeto e foi bem legal todo o processo de pesquisa”.

Empolgado em ver o filho Taylor da Silva, do 4º ano explicando sobre a Gelateria Santista, Mailton Rodrigues comentou sobre as oficinas. “Precisamos incentivar os alunos a pensar e solucionar problemas reais. Quem sabe o meu filho não se interessa por economia e queira fazer algum curso na área. A escola tem o papel fundamental no desenvolvimento deles e esses projetos são importantes para o crescimento do jovem. Além da parte da economia criativa, meu filho criou uma música com outro colega para divulgar o sorvete e ficou incrível!”.

JOGOS 

Já a oficina de jogos de estratégia resgatou os tabuleiros e fez releituras dos jogos mais conhecidos como o Toca da Onça, de origem indígena. Os alunos explicaram as histórias, estratégias e disponibilizaram QR Code para que todos acessem os jogos de forma digital. 

A professora de jogos e estratégia do Colégio Santista, Silvana Santiago, comentou sobre o empenho dos alunos. “O objetivo desse projeto foi mostrar como eram os jogos antigos e fazer uma releitura; eles gostaram bastante e o resultado está sendo incrível. Os alunos fizeram uma pesquisa com seus pais sobre o que eles jogavam quando crianças e quais os alunos jogam atualmente, assim conseguimos escolher os melhores e trazer uma boa memória para os familiares que já tiveram contato com esses jogos”.

A aluna Alycia França, 9 anos, apresentou a história dos jogos. “Foi muito legal aprender mais sobre esses jogos de tabuleiro, eu não conhecia a maioria. É bom aprender brincando e fazendo essas atividades”.

Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros itens dos ODS

 

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de