CET-Santos orienta profissionais de unidade de saúde sobre segurança no trânsito

O trauma decorrente de acidente em 1998 fez com ela não voltasse mais a assumir o volante de um veículo. Seu carro foi atingido por outro, cuja motorista falava ao celular. No banco traseiro estava a filha bebê, acomodada com o devido equipamento de segurança. “Foi desesperador. Na hora, só pensei na minha filha. Ela não se feriu. Também não tive nada sério fisicamente, porém não quis mais dirigir. O trânsito dá medo”.

As lembranças são de Carolina Reino Sobral, enfermeira líder do Ambesp Nelson Teixeira. Ela fez parte do grupo de colaboradores da unidade que acompanhou a palestra ‘Conscientização sobre Acidentes de Trânsito’, com especialista da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), na tarde de quinta-feira (18).

“Um trabalho de conscientização como esse é muito importante, pois o que se vê no dia a dia do trânsito é a falta de responsabilidade”, comentou Carolina ao final da exposição.

O especialista em Educação para o Trânsito da CET, Adriano Mosna, apresentou dados de acidentes na Cidade e País para dar ênfase às imagens de situações de perigo às quais se expõem pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas. “Isso ocorre todos os dias. É preciso adquirir a consciência de que o trânsito tem riscos e, partir daí, mudar comportamentos”.

Dirigir com atenção, respeitar a sinalização e outros pontos foram ressaltados durante a apresentação como imprescindíveis para diminuir a violência do trânsito. Ele reforçou a mensagem pela segurança viária exemplificando: “A velocidade máxima da via é 50km/h e o radar mostra carros passando a 100km/h, 120km/h. Esse motorista vai ser multado? Claro, o equipamento flagrou. Mas a questão é ele ser um potencial causador de acidente. Pode morrer e fazer outras vítimas. São pais perdendo filhos; filhos ficando sem pais. Tragédias das quais as pessoas não se recuperam”.

COLETIVO

Para Geovana Mendonça de Souza, auxiliar administrativa, a apresentação leva à reflexão sobre a falta de uma “visão coletiva” no trânsito. “Quem dirige não pode pensar só em si, mas atentar também para os outros”.

No total, entre quinta e esta sexta-feira (19), três palestras foram programadas para o Ambesp Nelson Teixeira, localizado no Macuco. O objetivo é alcançar os 165 colaboradores, conforme a técnica de segurança da unidade, Cíntia Caroline Romani Attizano.

A solicitação da palestra à CET foi motivada pelo número de funcionários envolvidos em acidentes de trânsito no trajeto casa/trabalho/casa no mês passado: seis, todos com condutores de moto. “Muita coisa em um único mês. E isso nos acendeu um sinal de alerta”.

Por meio do projeto Alerta pela Vida, a Companhia oferece palestras de orientação e conscientização, gratuitamente, para empresas, associações e instituições. As solicitações devem ser encaminhadas para o e-mail gced@cetsantos.com.br, com informação sobre a data pretendida, horário e a quantidade de funcionários. O telefone para contato é (13) 3228-9300, ramal 9330.

 

Esta iniciativa contempla os itens 3 (Saúde de Qualidade) e 4 (Educação de Qualidade) dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Conheça os outros artigos dos ODS.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de