Cerca de 8 mil pessoas passam pelos três cemitérios municipais de Santos

Nem a chuva impediu os familiares de prestarem homenagens a seus parentes sepultados e o movimento começou bem cedo na Cidade. Cerca de 8 mil pessoas passaram pelos três cemitérios municipais de Santos neste Dia de Finados (2), de acordo com estimativa da Coordenadoria dos Cemitérios (Cocem).

No Cemitério do Paquetá, a primeira missa foi realizada às 8h pelo bispo diocesano Dom Tarcísio Scaramussa e contou com a participação do padre Claudenil Moraes da Silva. Às 10h, houve nova celebração no local. Dom Tarcísio ressaltou o significado e a importância do Dia de Finados. “Para nós, cristãos, é um dia de esperança, de recordar aqueles que já morreram, nossos entes queridos. É um momento ainda de reforçar esses laços de amor com as pessoas que marcaram nossas vidas. É também um momento de saudade, mas de confiança que eles também estão presentes em nosso coração e com a vida eterna”.

Ao longo do dia, os visitantes foram recebidos com música e puderam escolher canções que trouxessem lembranças de seus entes falecidos ao som da dupla Almir Clemente (saxofone) e Beatriz Rocha e Silva (teclado).

Com chuva ou sol, a aposentada Dirce de Matos Brandão conta que comparece ao cemitério do Paquetá todo Dia de Finados. “No dia 30 de julho, fez 11 anos que meu marido faleceu. Venho assistir à missa e rezo um terço. É um momento de relembrar. Vou ainda ao Cemitério da Filosofia, onde tenho outros familiares enterrados. A gente tem que acreditar que a vida continua depois, onde Deus nos colocar”.

A aposentada Maria Isabel dos Santos Ramos conta que vem visitar os familiares e amigos sepultados no Paquetá com frequência, mas o Dia de Finados é especial. “Machuquei meu joelho, mas estou aqui para relembrar do meu marido, meu sogros, meus cunhados e amigos. Venho visitar todos, porque hoje é um dia especial. Ontem já vim colocar flores e hoje acompanho a missa e faço minhas homenagens”.

Nos intervalos das missas, ocorreram evangelização, orações e acolhimento realizados pela Igreja Universal e pela Comunidade Católica Passio Domini, além da distribuição de publicações realizada pela Associação Bíblica e Cultural de Santos. As ações também foram realizadas nos cemitérios da Filosofia e da Areia Branca. Nos dois locais, também houve apresentação musical.

“A estrutura montada para o Finados ajudou os visitantes nesse dia de chuva e as apresentações musicais fizeram a diferença”, explica Bento da Silva Filho, da Coordenadoria dos Cemitérios (Cocem).

Fotos: Raimundo Rosa

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de