Caratecas de todas as idades celebram modalidade em torneio em Santos

Muita técnica e disciplina. Assim pode ser resumido o 1º Torneio Semes/Santos de Karate-Do, que reuniu cerca de 100 atletas, entre jovens, adultos e crianças, na manhã deste sábado (22), no Complexo Esportivo e Recreativo (CER) Rebouças.

A competição é uma iniciativa da Secretaria de Esportes (Semes) em homenagem ao Dia Mundial do Caratê, comemorado no próximo dia 25, e ao aniversário de sete anos da escola de caratê gratuita da Prefeitura. 

O responsável pela escola, Sensei Fábio Abreu, ressaltou a importância da realização de iniciativas como essa. “São fundamentais para incentivar a modalidade, pois dão oportunidade aos estreantes, promovem a integração entre os professores, aproximam os pais e/ou responsáveis dos caratecas, servindo como uma grande vitrine e porta de entrada para o mundo do caratê esportivo”, explica.

“O balanço foi totalmente positivo. Organização impecável, arquibancadas cheias, nível técnico excelente, arbitragem de nível nacional e principalmente um clima amistoso entre academias e caratecas que deixaram todos satisfeitos”, destacou. 

A modalidade em disputa foi o kata (movimentos pré-determinados com as técnicas da modalidade e seus diferentes estilos). Participaram atletas da faixa branca à verde, com idades a partir dos cinco anos , que foram divididos por gênero e idade. Campeão, vice e os dois terceiros colocados de cada categoria receberam premiação.

Para o vencedor da categoria M4, Diego Mallagoli dos Reis, de 13 anos, disputar o torneio foi uma oportunidade para se preparar para outras competições. “Foi muito importante para me ajudar nas próximas competições que disputarei ainda este ano e no ano que vem. Foi uma competição difícil, com todos os atletas dando o seu máximo, mas graças a muito treino consegui vencer. Tenho só que agradecer aos meus senseis, que me prepararam e aos organizadores do evento”. 

Já a atleta, Vitória Moreti, de 18 anos, vencedora da categoria Sênior Kyu, destacou o bom nível dos competidores. “Foi realmente muito bom disputar com atletas de alto nível e com grande experiência”, observou. 

O secretário de esportes de Santos, Gelásio Ayres Fernandes Júnior, parabenizou o professor pelo trabalho desenvolvido à frente da escola de caratê da Semes. 

“É com imensa alegria que comemoramos sete anos dessa iniciativa pioneira que tem trazido tantos frutos para a nossa cidade. São milhares de atletas que já passaram pelas nossas escolinhas e muitos deles hoje se dedicam ao esporte profissional, ganhando títulos no Brasil e exterior. É um grande orgulho fazer parte desse projeto. O sensei Fábio Abreu tem todo o mérito pelo excelente trabalho que desenvolve à frente da nossa escola de caratê”, destaca. 

PARACARATE – Entre as categorias contempladas pela competição esteve também o paracaratê. Pioneira na modalidade na região, a Prefeitura de Santos oferece gratuitamente aulas de caratê para pessoas com deficiência.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de