Teste do Coraçãozinho agora é obrigatório em todas as maternidades de Santos 

O Teste do Coraçãozinho, capaz de detectar, logo após o nascimento, a baixa concentração de oxigênio no sangue (hipoxemia) que caracteriza as cardiopatias críticas, agora é obrigatório nas primeiras horas de vida (período de 24 a 48 horas), em todos os recém-nascidos das redes pública e particular de Santos.

O exame já vem sendo feito nas duas maternidades municipais de Santos (Hospital dos Estivadores e Silvério Fontes) há mais de cinco anos e, na última quarta-feira (26), a prefeita em exercício, Renata Bravo, sancionou um projeto de lei tornando obrigatório este exame nas redes pública e privada.

A aplicação do teste é importante porque, uma vez detectada a hipoxemia, é possível antecipar tratamentos e prevenir a morte no primeiro mês de vida de um recém-nascido.

Dados da Sociedade Brasileira de Pediatria apontam que dos 52% de mortes na primeira infância no mundo (de zero a 365 dias de vida), a cardiopatia é responsável por 40% dos defeitos congênitos, sendo uma das malformações mais frequentes e a de maior mortalidade.

Segundo explica a responsável pela UTI Neonatal da Maternidade Silvério Fontes, a neonatologista Inês Regina Vieira Simião Davoglio, para o teste é usado um aparelho chamado oxímetro de pulso, que liga sensores à mão direita e em um dos pés do recém-nascido para medir a concentração de oxigênio no sangue arterial da criança.

Caso a saturação esteja abaixo de 95%, o exame é repetido após uma hora. Quando o segundo resultado também estiver abaixo de 95%, o bebê é encaminhado para um ecocardiograma. “Há casos, também, em que já é dada uma medicação”.

PRIORIDADE

Para a prefeita em exercício, Renata Bravo, a aprovação da lei tornando obrigatório o Teste do Coraçãozinho, de autoria da vereadora Telma de Souza, mostra que Santos segue dando prioridade à saúde de seus moradores, desde as primeiras horas de vida. “É um exame tão simples, mas fundamental para a saúde dos bebês. Com a sanção desta legislação, estamos dando maior tranquilidade às famílias e agindo em um ponto fundamental para nosso governo, a busca constante pela redução dos índices de mortalidade infantil em nossa cidade”.
 

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de