Metade das escolas em adequação em Santos já conta com AVCB

Um grupo de 33 escolas mais antigas de Santos está  sendo modernizado para atender aos novos requisitos de segurança do Corpo de Bombeiros no processo de obtenção do AVCB. Com serviços adiantados, 16 unidades de ensino passaram por obras de adequação, foram aprovadas nas vistorias e receberam o documento. 

Outras duas escolas estão na reta final: A Emília Maria Reis (Vila Belmiro) aguarda a emissão do documento e para o Centro Darcy Ribeiro (Vila Mathias) falta somente o treinamento da brigada. O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) atesta que a edificação atende às especificações das medidas de segurança e combate a incêndio previstas no Decreto Estadual 63.911. 

Os serviços são realizados com o mínimo de impacto para  a vida escolar. Começaram em 30 de novembro do ano passado e têm prazo de 12 meses para serem concluídos.

EXIGÊNCIAS

De acordo com a legislação, conforme a área construída, o tipo de ocupação e a população, o nível de exigência vai desde os estruturais, que são extintores, sinalizações de rota de fuga, até os não estruturais, que se baseiam na orientação das equipes para utilização dos equipamentos.

“A formação das brigadas de incêndio é exigência para escolas maiores, mas todas as 33 unidades, não importa o tamanho, receberão treinamento. Os cursos estão previstos para julho, mês das férias escolares”, informa o engenheiro Luiz Marcos Albino, da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi).

TESTES E DOCUMENTAÇÃO

As adequações estão sendo feitas pela Construtora Ferreira Marques, sob a fiscalização da Siedi, ao custo total de R$ 501 mil, incluindo material, mão de obra e equipamentos. A verba é do Município e de convênios federais e estaduais.

A empresa contratada é responsável pelos testes de verificação dos aparelhos, bem como das instalações hidráulicas, elétricas e outros que forem necessários. Deverá reunir toda a documentação, recolher taxas e efetuar o trâmite burocrático para a obtenção do AVCB junto ao Corpo de Bombeiros.

Confira a relação de escolas na lista de modernização.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de