Alunos de escolas municipais de Santos participam de palestra com o youtuber ‘Chavoso da USP’

Carol Za

‘Papo de atitude’ – um diálogo sobre a realidade do jovem brasileiro’. Este foi o tema da palestra ministrada pelo youtuber, influenciador digital e estudante da Universidade de São Paulo (USP), Thiago Torres, conhecido como ‘Chavoso da USP’. O evento, realizado na tarde desta sexta-feira (20), na Câmara Municipal, faz parte de uma ação do projeto Memórias em Rede, do Instituto Devir Educom, e envolveu alunos das escolas municipais ‘Avelino da Paz Vieira’ (Vila Nova) e ‘Vinte e Oito de Fevereiro’ (Sabóo), além da unidade estadual ‘Zulmira Campos’ (Castelo).

Cursando o 5º ano do curso de Ciências Sociais em uma das principais instituições públicas do Brasil, Thiago, 22 anos, nasceu e vive até hoje na periferia da Zona Norte de São Paulo. Em 2019, um desabafo em sua rede social viralizou, atingindo milhares de pessoas. No relato, o jovem mostrava como crescer em periferia e estudar em um local como a USP, sem perder seus costumes e o estilo ‘chavoso’ (caracterizado, entre outros acessórios, por uso de meia na canela, óculos juliet e boné).

O estudante conta atualmente com mais de 190 mil seguidores no Instagram (@chavosodausp) e 262 mil inscritos no seu canal no YouTube, onde fala de sociologia, política e cultura periférica. Além disso, apresenta o podcast Quebrada Cult. Desde 2019, ele ministra palestras em escolas públicas, Fundações CASA e cursinhos populares, e ainda faz parte dos movimentos sociais Mandela Free e Revolução Periférica.

QUEBRAR ESTIGMAS

“Meu objetivo é passar para os alunos a importância da educação para se emancipar, não só individualmente, mas coletivamente, para que possam compreender a realidade que a gente vive, saber o funcionamento do sistema que existe, se engajar politicamente e transformar a sociedade como um todo. Quero instigá-los e deixá-los com dúvidas, não com certezas, para que possam se questionar e pesquisar mais”, disse o palestrante, ressaltando ainda que o intuito também é o de quebrar o paradigma de que lugares como a USP não são para todos.

Durante o evento, o youtuber abordou assuntos como cidadania, representação do jovem na mídia e uso das redes sociais digitais. “Ele tem uma história de vida muito parecida com a de muitos alunos que participam do Memórias em Rede. Trazê-lo para este bate-papo é importante para motivar os estudantes a buscarem novas perspectivas de vida, principalmente porque Chavoso tem a linguagem do jovem”, afirmou uma das gestoras do Instituto Devir Educom e do projeto, a jornalista e professora Ivone Rocha.

“COLETIVA DE IMPRENSA”

No final da palestra, os alunos realizaram uma ‘coletiva de imprensa’ com o universitário, fazendo o papel de repórteres, fotógrafos, cinegrafistas, produtores e equipe de apoio.

“Na função de jornalistas diante de um entrevistado, eles puderam exercitar a cidadania e refletir sobre temas que afetam sua vida cotidiana, seu presente e seu futuro. Para isso, nas oficinas que antecederam a palestra, os jovens fizeram pesquisas sobre Chavoso e pensaram nas perguntas que gostariam de fazer a ele, se preparando para a cobertura da pauta”, explicou a também gestora do projeto e presidente do Devir Educom, Andressa Luzirão.

ALUNOS APROVAM

Thiago Souza Santos, 14, da UME Vinte e Oito de Fevereiro, estava empolgado com atividade. “Achei muito diferente ele ter vindo até aqui para falar com a gente. Gostei de saber sobre a história de vida dele”, contou o aluno, que exerceu a função de cinegrafista na palestra.

Parte da equipe de apoio, a aluna Radija Mourad, 14, da Escola Municipal Avelino da Paz Vieira, destacou que “o Chavoso é um exemplo muito bom para todos”.

Mateus Ribeiro Novaes, 13, da Escola Estadual Zulmira Campos, que foi um dos repórteres da coletiva, estava impressionado com a história do palestrante. “Um menino que veio da favela e conseguiu passar em um curso da USP e chegar onde chegou. Muito interessante”.

O evento na Câmara, teve o apoio da Escola do Legislativo e Cidadania de Santos e da Secretaria de Educação (Seduc).

PROJETO MEMÓRIAS EM REDE

Realizado desde 2018, o projeto, atualmente, contempla três escolas municipais (Vinte e Oito de Fevereiro, Avelino da Paz Vieira e José Bonifácio) e uma estadual (Zulmira Campos). São atendidos cerca de 70 estudantes dos ensinos Fundamental e Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A ação leva o jornalismo, a educação midiática e a afetividade, por meio do resgate de memórias e de valorização dos espaços da cidade para as escolas. Os alunos participam de oficinas de escrita criativa, fotografia, rádio, vídeo e mídias sociais, que servem de canais de expressão e exercício de cidadania.

A iniciativa é do Instituto Devir Educom, com sede em Santos, com a parceria da Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura (Fapetec) e o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), as secretarias municipais de Educação (Seduc) e de Desenvolvimento Social (Seds) de Santos e a Diretoria de Ensino – Região Santos.

INSTITUTO DEVIR EDUCOM

Criado em junho de 2018, sob o pilar da Educomunicação, o Instituto atua em várias frentes e ações na educação formal e não-formal, envolvendo crianças, jovens e adultos.

Entre suas ações, além do Memórias em Rede, o Instituto tem em seu escopo projetos como Papo de #Educomunicação (lives mensais com educadores e especialistas sobre temas que afetam a escola e espaços não-formais de ensino), (RE)Aproveitar (que atua na sustentabilidade dentro das escolas), Cinescola (levando o cinema para a reflexão de alunos e demais membros da comunidade escolar), formações, entre outros.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de