Exposição no Paço Municipal conta trajetória de ex-embaixador santista

Moradores e turistas poderão aproveitar a quarta-feira (26), feriado do aniversário de 476 anos da Cidade, para conferir a exposição ‘Celso Amorim, o embaixador da paz’, na Sala Princesa Isabel, no Paço Municipal, em horários especiais durante visita monitorada. A abertura oficial ocorreu na tarde desta terça-feira (25) e contou com a presença de autoridades.

Santista de nascimento, Amorim doou para a Fundação Arquivo e Memória (Fams) objetos que fazem parte da trajetória dele ao longo do período em que atuou na área de relações internacionais. Parte do acervo exposto, que inclui trajes especiais, medalhas, comendas,  condecorações e documentos, conta um pouco dessa história.

“A carreira dele foi bem comprometida com o Brasil e a exposição é um retrato desse trabalho. Tem, por exemplo, os prêmios que ele recebeu pelo mundo”, explica o historiador da Fams, José Dionísio de Almeida.

Uma linha do tempo foi criada para destacar os vários momentos da carreira do ex-embaixador. “Acho que é muito importante que a população tenha contato com a história de Celso Amorim pelo que ele representou na luta pela paz mundial. Temos que valorizar e enaltecer os santistas que vêm colaborando com a Nação. E ele exerceu um trabalho junto a outros países e a ONU defendendo o Brasil em vários governos”, diz o presidente da Fundação, Luiz Guimarães.

A vice-prefeita Renata Bravo representou o prefeito Rogério Santos na abertura da mostra.

O público poderá conferir a exposição durante a visita monitorada ao Paço Municipal, que ocorrerá nesta quarta, às 10h, 11h, 14h e 15h. As inscrições devem ser feitas no térreo a partir das 9h30. É preciso apresentar um documento de identificação. A exposição segue entre quinta-feira (27) e domingo (30), mas o horário da visitação será as 14 horas. O agendamento, nesse caso, deve ser feito on-line aqui.

 


Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de