Dúvidas sobre a vacinação contra a covid-19 em crianças? Infectologista de Santos responde 

A vacinação contra a covid-19 em crianças de cinco a 11 anos está chegando. Para os pais e responsáveis que ainda têm dúvidas, o médico infectologista Marcos Caseiro presta alguns esclarecimentos para reforçar a importância da imunização. Em breve, o Santos Portal e as redes sociais da Prefeitura, no Facebook (facebook.com/PrefeituraSantos), Instagram (instagram.com/santoscidade/) e Twitter (twitter.com/santos_agora) divulgarão mais informações sobre o início da vacinação e o esquema de aplicação. 

POR QUE AS CRIANÇAS DEVEM SER VACINADAS?
“Primeiro porque é uma vacina segura que passou por todas as fases de estudo. Segundo, porque foi aprovada pela Agência de Vigilancia Sanitária (Anvisa), que é muito rigorosa, foi aprovada nos Estados Unidos, Canadá e em todo o continente europeu. O mundo civilizado já aprovou e já está fazendo a vacinação dessas crianças. E terceiro, porque no Brasil tivemos cerca de 600 óbitos de crianças e adolescentes pela covid-19, o que é um número inaceitável, que por si só justifica a imunização nas crianças. Além de tudo, as crianças funcionam como reservatório, elas acabam sendo transmissoras da doença para os indivíduos mais velhos, que eventualmente não estejam protegidos”.

QUAL VACINA SERÁ APLICADA NAS CRIANÇAS?
“A única vacina aprovada para as crianças é a Pfizer”.

HÁ DIFERENÇA ENTRE A VACINA DE ADULTOS E CRIANÇAS?
“A dosagem do imunizante nas crianças é menor do que a dos adultos, e as ampolas para crianças têm cor laranja”. 

SÃO ESPERADOS EFEITOS COLATERAIS?
“A vacina é absolutamente segura. Alguns efeitos adversos são sempre possíveis, como em todas as vacinas. Em todo o mundo já foram aplicadas mais de 4 bilhões de doses e os efeitos colaterais são pequenos, de pouca intensidade. O que não se justifica é não tomar a vacina, porque os benefícios superaram em muito os eventuais efeitos adversos”.

EXISTE ALGUMA RESTRIÇÃO PARA QUEM TEM ALERGIA?
“Não tem. Essa é uma vacina nova, não cultivada em ovos. Em princípio, é determinado que aquelas crianças que apresentam múltiplas alergias, que já tiveram quadro de alergia grave, elas devem tomar a vacina em ambiente hospitalar preparado para possíveis efeitos adversos”.

CRIANÇAS QUE JÁ TIVERAM COVID PRECISAM SER VACINADAS?
“Sem dúvida, assim como a população em geral. Mas se estiverem em vigência da doença têm que esperar um mês após o início dos sintomas para serem vacinadas”

ALERTA
“As pessoas não devem aceitar informações falsas, devem seguir a ciência. Faço um apelo às mães para que levem as crianças e mantenham o calendário vacinal em dia tomando, também, a vacina contra o coronavírus. Só vacinando a população como um todo nós conseguiremos sair dessa epidemia que tanto problema tem trazido para todos”.


Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de