Porto de Santos comemora 130 anos com atividades esportivas e culturais em fevereiro

Acontece em Santos, a partir de 2 de fevereiro, a terceira edição do Festival Porto Cidade. A atração homenageia os 130 anos do Porto de Santos, comemorados na data de início do festival com uma série de atividades esportivas e culturais, em sua maioria gratuitas, durante todo o mês, e seguindo todos os protocolos sanitários de prevenção a covid-19.

Embora a atividade portuária já fosse desenvolvida em Santos desde o século XVI, a data comemora a inauguração dos primeiros 260 metros de cais construídos, em 1892, marcada pela atracação do navio inglês Nasmith. O Porto de Santos se tornou, então, detentor do título de primeiro porto organizado do Brasil e, hoje, também carrega o de maior porto do Hemisfério Sul.

ATIVIDADES

As comemorações começam na tarde do dia 2, com intervenção artística na escultura Amo Santos, na Ponta da Praia. No dia 5, a orla recebe um mutirão de limpeza e ganha uma escultura gigante de areia em homenagem ao Porto. Para apreciar a obra de arte, os visitantes poderão vê-la de cima, a bordo de um balão de ar quente. Para fechar o dia, o cantor Danilo Caymmi se apresenta no teatro do Sesc de Santos.

Já no dia 6, o Centro da Cidade será palco de atividades esportivas. Haverá a Corrida Porto-Cidade, para quem gosta de desafios, e a Caminhada Histórica, para quem é mais tranquilo – pelo mesmo percurso, com um guia mostrando os pontos históricos do trajeto. No mesmo dia, será realizado o Spotter Day, onde fotógrafos profissionais e amadores, a bordo de duas lanchas, poderão fazer vários registros do trabalho no Porto.

A Orquestra Sinfônica da Cidade abre, no dia 12, a exposição que apresenta a história e a arte do Porto de Santos, no Teatro Municipal Braz Cubas. No dia 13, também no teatro, ocorre um sarau com diversos artistas da região. Na ocasião, serão lidos os melhores textos do 1º Concurso de Poesia Porto-Cidade, que está com inscrições abertas.

Ainda no dia 13, a campeã olímpica de natação Ana Marcela Cunha comanda um desafio com um grupo de 60 nadadores pelas águas do mar santista. Paralelamente, haverá visita guiada ao Porto de Santos a bordo de um catamarã. Nos dias 18, 19 e 20, para finalizar o festival, serão revelados os fotógrafos vencedores do Concurso de Fotografia Porto-Cidade, que terão a chance de aparecer nas redes sociais e na capa do site da Santos Port Authority (SPA). As fotos poderão ser submetidas a partir do próximo dia 28.

Para conferir todos os detalhes em relação à programação, como inscrições, regulamentos e horários, clique aqui. O festival é uma realização do SPA com apoio da Prefeitura de Santos.
 


Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de