Guardas Municipais de Santos começam a atuar com arma de fogo após capacitação

Setenta e sete guardas civis municipais já podem atuar portando arma de fogo pelas ruas de Santos. Trata-se da primeira turma de oficiais da corporação a utilizar pistolas semiautomáticas do modelo PT.380. A cerimônia de oficialização do porte aconteceu nesta quarta-feira (12), no Centro de Cultura Patrícia Galvão (Teatro Municipal).

Segundo o secretário municipal de Segurança, Sérgio Del Bel, o uso do equipamento visa trazer mais segurança aos profissionais, que atendem a diversas ocorrências por toda a Cidade, das mais variadas naturezas. Todo o treinamento dos oficiais foi realizado em parceria com a Guarda Municipal do Guarujá.

“O porte de arma era uma reivindicação antiga dos guardas, e justa a meu ver, pois eles precisavam aumentar a segurança pessoal e a de seus colegas. São profissionais que trabalham 24 horas por dia, enfrentando os mais variados tipos de situação”, lembrou o secretário.

Del Bel destacou que a principal arma dos profissionais não é o gás de pimenta, a tonfa, a defesa pessoal ou a arma de fogo, mas sim o equilíbrio emocional para lidar com as pessoas e as situações de estresse. “Nossos profissionais já demonstraram esse preparo e capacidade”, completou.

Presente na cerimônia, o prefeito Rogério Santos também salientou a dedicação da GCM durante o exercício de suas atividades. O chefe do Executivo afirmou, ainda, que a Cidade continuará realizando investimentos em segurança pública.

“A Guarda Municipal é o setor da Prefeitura que mais incorporou carga de trabalho nos últimos tempos e nunca houve falta de esforço e dedicação por parte desses profissionais. A GCM seguirá sendo valorizada em Santos, com equipamentos novos e planos de carreira, até porque são trabalhadores que demonstram afetividade, carinho e responsabilidade com a população”, destacou o prefeito.

DIA HISTÓRICO

O GCM Adelmar da Silva Filho é um dos mais antigos da corporação. Atuando na Guarda há exatos 32 anos, ele lembra com saudosismo o início dos seus trabalhos pelas ruas de Santos e crava essa nova etapa como um ‘dia histórico’.

“Lembro que há três décadas iniciamos nossos trabalhos com apenas duas viaturas. E hoje é um dia marcante e histórico, porque demonstra o quão grande e profissional é a GCM atualmente. Fico feliz de podermos trabalhar com ainda mais estrutura, oferecendo também mais segurança à população”, ressaltou o profissional, que está na guarda santista desde 1990.

O evento também contou com a presença dos comandantes da GCM Marcelo Messias e Ronaldo Pereira, além de autoridades municipais do Guarujá.


Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de