1º Fórum Fique Sabendo abre Dezembro Vermelho  e capacita profissionais em Santos

Voltado a profissionais da saúde das redes municipal e estadual, bem como a estudantes da área da saúde, o 1º Fórum Fique Sabendo de Santos abriu a programação do Dezembro Vermelho, na noite desta quarta-feira (1°), Dia Mundial de Luta contra a Aids, em evento no Campus Rangel da Universidade Paulista (Unip), na Vila Mathias.

O fórum contou com palestras dos médicos infectologistas da Prefeitura Marcos Caseiro e Elizabeth Dotti Consolo e da interlocutora de IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis)/Aids do Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, Vera Lúcia de Souza, que abordaram respectivamente os principais desafios nas esferas nacional, municipal e estadual.

O secretário municipal de Saúde, Adriano Catapreta,  destacou a importância da capacitação dos servidores. “Eles poderão trabalhar as informações e cada dia mais fazermos o diagnóstico precoce”.

A titular da Coordenadoria de Controle de Doenças Infectocontagiosas (CCDI), Christiane Porto, destacou a importância do detalhamento do fluxo de encaminhamento dos pacientes. “Na área de saúde, como é muito ampla e muito específica, ainda mais nesse tipo de especialidade, a gente precisa informar para toda a rede como funciona o encaminhamento e onde se entrega a medicação aos pacientes”.

Ela informa que diversas ações externas estão programadas neste Dezembro Vermelho visando o diagnóstico precoce para boas condições de tratamento. “A gente consegue monitorar esse paciente depois até o final, para o resto da vida dele”.

“AGORA É HORA DE FALAR DE HIV”

A vice-prefeita, Renata Bravo, participou da abertura do fórum e destacou que é o momento de sensibilizar toda a população. “Agora é hora de falar do HIV. E vamos insistir e repetir quantas vezes for necessário. Santos ficou marcada no combate à Aids, venceu no tratamento, e a gente não pode perder isso, faz parte da nossa história”.

“A gente precisa identificar e tratar dessas pessoas. Esse momento de conscientização serve também como um apelo para que as pessoas se cuidem e, ao perceber qualquer sinal, procurem um médico ou os nossos serviços para serem testadas”, ressaltou.

TESTES

No evento também foram realizados testes rápidos de HIV e sífilis, aferição de pressão e glicemia, multivacinação e apresentação do grupo Movimente-se com a Música e Dança. Autotestes de HIV e preservativos foram distribuídos em estandes.

A programação do Dezembro Vermelho conta com parceria com o Grupo de Apoio à Prevenção à Aids (Gapa) Baixada Santista. 


Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de