Santos inscreve para capacitação de multiplicadores do Família Acolhedora

A 9ª Capacitação de Multiplicadores para atuar no Programa Família Acolhedora, da Prefeitura, será realizada de forma on-line, a partir das 19h de quarta-feira (1°), e está com inscrições abertas até as 12h do dia do evento.

As capacitações ocorrem sempre na última quarta-feira de cada mês, mas excepcionalmente a de novembro foi adiada para 1° de dezembro. Os participantes vão ter acesso a informações dos direitos de crianças e adolescentes nas diferentes modalidades de acolhimento ofertadas na Cidade (institucional e familiar), bem como vão obter os dados sobre o tema diretamente da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), com o intuito de despertar a reflexão nos participantes, combatendo a discriminação e os preconceitos referentes ao serviço.

Atualmente, há 16 famílias cadastradas no Programa Família Acolhedora e seis crianças acolhidas. Nos últimos dois anos, 24 crianças passaram pelo acolhimento do programa. Elas são encaminhadas diretamente para as famílias acolhedoras e não passam por abrigo.

O link da reunião do Google Meet será enviado pelo WhatsApp do número informado na ficha de inscrição, assim como o certificado de participação.

PROGRAMA

Criado em 2005, o serviço beneficia bebês, crianças e adolescentes em um ambiente familiar, com o objetivo de evitar o impacto de uma institucionalização. Além de protegê-los, também auxilia os pais biológicos enquanto superam a crise que motivou a separação familiar.

Uma ajuda de custo financiada pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é ofertada à família que acolhe. O acolhimento pode durar até dois anos, não tendo tempo mínimo para ficar na casa da família – a média hoje é de seis meses.

As inscrições para a ‘Família Acolhedora’ são permanentes e a família, para se credenciar, passa por vários atendimentos, entrevistas, acompanhamento da equipe técnica e do judiciário.

O serviço funciona na Rua Miguel Presgrave, 26, Boqueirão, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O telefone para contato é 3251-9333.


Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de