Aula especial do projeto BrinqueMusicando diverte crianças de escola municipal de Santos

“Aqui as crianças são felizes e dá para ver a alegria nos olhinhos deles”, disse a professora Adriana Passos, antes de iniciar a aula especial de final de ano do projeto BrinqueMUSICAndo, na escola municipal João Walter Sampaio Smolka, na tarde desta quarta-feira (24), com a turma do berçário I.

A iniciativa, realizada em 12 escolas de educação infantil (4 meses a 5 anos), é desenvolvida pela Secretaria de Educação (Seduc) e estimula o protagonismo, autoconfiança e as vivências criativas e criadoras, com a utilização de música, movimento e outras linguagens artísticas. As 12 professoras responsáveis pelas atividades nas escolas são intituladas ‘brincantes’.

O espaço da aula foi organizado com exposição de fotos de atividades do ano todo, almofadas, bexigas coloridas, objetos para experimentação e descobertas dos alunos, como pregadores, lenços, fitas de cetim, carretéis de linha e barbante vazios, rolos de tecido que viraram tambores, pedaços de conduítes, peneiras com farinha de trigo e colheres.

“Coloquei aqui os materiais que utilizei ao longo do ano para que, novamente, as crianças pudessem vivenciar, aprender e brincar.  Esta edição do projeto tem a temática ‘Mesmo com os pés no chão eu posso voar’. Inspirada neste assunto e em diversos artistas e autores, trabalhei as sombras, a investigação, transformei a escola em um ateliê de possibilidades”, explicou Adriana, que faz parte do projeto desde 2015. A aula especial também contou com música, contação de história e poesia. A ação atende todas as turmas da unidade, duas vezes por semana.

Para a diretora da escola, Janaina Olga Pereira, a iniciativa colabora com o desenvolvimento das habilidades das crianças utilizando o lúdico. “Dá para perceber a evolução dos alunos. O aprendizado se torna mais fácil, mais simbólico e significativo”.

BrinqueMUSICAndo

Com 18 anos de história, o BrinqueMUSICAndo tem o intuito de oportunizar uma educação libertadora para as crianças. “Nosso objetivo é que todas possam viver a arte em suas diversas linguagens. Preparar o olhar e a escuta do nosso aluno, contribuindo para a formação de um cidadão crítico, que pesquisa, mas sempre respeitando o momento de aprendizado de cada um e as infâncias”, disse  a idealizadora e coordenadora do projeto na Seduc, Iva Passos.

“Queremos, acima de tudo, que essa criança vivencie o hoje, aprenda com os sons, com sensações, com as experiências e seja feliz”, explicou.

Segundo ela, as professoras brincantes que fazem parte do projeto passam por formações frequentes. “Elas são estimuladas em suas pesquisas. Neste ano, trabalhamos textos e livros de autores diversos, artistas como o fotógrafo Sebastião Salgado e Ana Cunha e a ilustradora Anette Schnaider. Tivemos um repertório musical mais voltado para o instrumental. Além das canções infantis, falamos sobre o compositor argentino Astor Piazzolla, entre outras abordagens. Tudo isso dá suporte à atuação em sala de aula”, completou. 


Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de