Unidade de saúde de Santos tem “Dia Rosa” com atividades e conscientização

O Ambesp Nelson Teixeira, no Macuco, recebeu nesta quinta-feira (28) o Dia Rosa. O evento alusivo à campanha de conscientização e prevenção ao câncer de mama levou serviços e animação a dezenas de pessoas que passaram pela unidade de saúde e, em especial, aos usuários e colaboradores do grupo “Quem cuida de quem cuida?”, formado por familiares cuidadores de idosos que participam de reuniões no ambulatório.

O encontro foi aberto pela colaboradora do Hospital Vitória, Evelyn Nunes, que enfrentou o câncer de mama enquanto estava grávida. Ela falou sobre a importância de conhecer o próprio corpo, fazer o autoexame e, em caso de suspeita, procurar um profissional.

Além da distribuição de informativos e orientações a respeito da doença, também houve atividades de ginástica laboral e dança circular, que contaram com a participação de 30 pessoas, entre integrantes do grupo ‘Quem cuida de quem cuida?’, pacientes e funcionários do Ambesp. Os serviços de aferição de pressão e teste de glicemia atenderam cerca de 35 pessoas.

“O objetivo era desenvolver, de forma integrada, a ação do Outubro Rosa com o grupo de cuidadores e colaboradores, conscientizando a todos sobre as ações da campanha de prevenção a esse tipo de câncer”, explicou a psicóloga responsável pelo programa, Corina Lopes Ribeiro.

INTERAÇÃO E INSTRUÇÃO

A técnica em nutrição Cristiane Menezes, de 48 anos, participa do ‘Quem cuida de quem cuida?’ há 2 anos. Ela toma conta dos pais, que sofrem de demências e possuem mais de 80 anos. Para o encontro, trouxe a mãe, Maria Madalena.

“É muito importante esse tipo de evento porque, diante do que estamos vivendo, essa interação com outras pessoas faz muito bem, principalmente para os idosos”. Ela também aproveitou a oportunidade para agradecer ao grupo de cuidadores. “Preciso parabenizá-los, não só pelo evento, mas pelo trabalho que me ajudou muito. Eu os procurei num momento que não estava muito bem e foi um diferencial na minha vida”.

A auxiliar administrativa Camila Betânia Rocha de Oliveira, 43, atua no Ambesp e aproveitou a oportunidade para aferir a pressão e se informar mais a respeito do câncer de mama. “O depoimento da Evelyn foi muito inspirador. Essas instruções que elas passaram sobre a doença são muito importantes, ainda mais na minha idade. É bom ter uma orientação e saber mais sobre os cuidados”.

“QUEM CUIDA DE QUEM CUIDA”?

O grupo ‘Quem cuida de quem cuida?’ é formado por familiares cuidadores de idosos que sofrem de Doença de Alzheimer e outras demências. As reuniões são conduzidas por profissionais do Ambesp Nelson Teixeira e estimulam a troca de experiências do dia a dia, informações e desabafos. O programa acontece toda quinta-feira, às 10h, no Ambesp (Rua Manoel Tourinho, 397, no Macuco). Não é necessário se inscrever.


Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de