Segurança no trânsito é tema de palestra para trabalhadores de empresa em Santos

Como a mudança de hábitos incorporados à rotina das pessoas é fundamental para a segurança no trânsito. Esse foi o ponto de partida da palestra realizada nesta terça-feira (9) por profissional da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) a funcionários da empresa Moinho Pacífico – Bunge.

O especialista em educação de trânsito da companhia, Adriano Mosna, expôs números sobre acidentes no Brasil e na Cidade, falou sobre o papel da CET como órgão executivo, ou seja, que atua com base na legislação da área. Também explicou sobre normas para circulação, uso de rotatórias, fiscalização eletrônica (radar) e outros pontos.

Ele enfatizou as estatísticas que apontam a falha humana como causa de 93% dos acidentes de trânsito e reiterou ao longo de toda explanação a necessidade das pessoas mudarem comportamentos errados que se tornaram habituais. Mostrou imagens de flagrantes de condutas indevidas e os riscos iminentes à situação.

“É o parar em local proibido, com a justificativa de que é rapidinho; transitar na contramão, porque é só um trecho pequeno. Enfim, práticas que são desrespeitosas e podem levar a acidentes com vítimas, inclusive fatais”, destacou Mosna, para acrescentar que “é preciso que todos, sejam motoristas ou pedestres, prestem atenção e revejam os comportamentos do dia a dia”.

A palestra com o especialista da CET foi uma das atividades da semana interna de prevenção a acidentes da Bunge. “Temos incluído a questão da segurança no trânsito no evento, pois existe a preocupação com os deslocamentos casa/trabalho/casa dos funcionários. Muitos usam moto e carro. É importante que sejam orientados sobre o dia a dia no trânsito, mesmo quando estiverem na condição de pedestres, disse Meigriane de Abreu, integrante da comissão da Cipa da empresa.

SOLICITAÇÕES

Empresas interessadas em agendar palestras do programa de Educação para o Trânsito devem fazer contato pelo e-mail gced@cetsantos.com.br. A atividade é oferecida gratuitamente.


Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de