População da Vila Nova, em Santos, usufrui de serviços de saúde no domingo

Cerca de 100 pessoas em situação de rua ou de vulnerabilidade social do bairro Vila Nova usufruíram gratuitamente, neste domingo (24), de uma série de serviços de saúde. A ação foi promovida pela ONG Médicos do Mundo e Prefeitura de Santos, com a colaboração de dezenas de profissionais e estudantes da área médica e voluntários.

Em tendas montadas na Praça Iguatemi Martins, entre o fim da manhã e o início da tarde, o público recebeu atendimento clínico geral, odontológico, oftalmológico e de enfermagem, passando por entrevista para identificação de sintomas, com encaminhamento médico na sequência.

No local, foram aplicadas vacinas contra gripe H1N1 e covid-19 (primeira ou segunda dose). Em outra tenda, foi possível realizar teste rápido para HIV/Aids e sífilis.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participou com o Consultório de Rua, Odontomóvel, Oftalmóvel e ambulância do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), todos com os respectivos profissionais de saúde. A Prefeitura também cedeu as tendas, mesas e cadeiras utilizadas.

A ação foi complementada com atendimento veterinário para animais de estimação, oferecido pela Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida). Já a ONG Coração promoveu a distribuição de alimentos ao público atendido.

MÉDICOS DO MUNDO

A ONG Médicos do Mundo tem sede em São Paulo (Capital) e desenvolve trabalhos sociais em 14 cidades. Em Santos, as ações são realizadas mensalmente na Vila Nova. A edição deste domingo foi a quarta promovida na Cidade. A próxima será em 28 de novembro.

“A cada ação tem comparecido mais voluntários e usuários dos nossos serviços. A tendencia é só ampliar”, avalia Lara Magalhães, coordenadora médica do grupo, lembrando que o trabalho vai além da atuação nas ruas. “Não é só hoje. Ao longo do mês, temos várias reuniões e sempre contamos com um feedback para melhorar”.

VÍNCULOS

Os atendimentos deste domingo foram acompanhados pela vice-prefeita Renata Bravo, que ressaltou a importância da proximidade com o público atendido. “Essa é a quarta ação da ONG nessa região e já começamos a identificar retornos. Pacientes que vieram na primeira e na segunda vez estão retornando. Isso nos ajuda muito, pois conseguimos criar cada vez mais vínculos com a população em situação de rua, melhorando a qualidade da nossa abordagem e aumentando as chances de encaminharmos essas pessoas aos abrigos da Prefeitura”.

Fotos: Marcelo Martins. 


Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de