Pais e filhos aprendem receita de sorvete saudável em oficina culinária de unidade de saúde de Santos

Uma deliciosa receita saudável de sorvete de banana foi ensinada a 15 papais, mamães e crianças que passaram pelo Ambulatório de Especialidades (Ambesp) Nelson Teixeira, no Macuco, na manhã desta sexta-feira (15). A oficina culinária, realizada em função do Mês da Criança, foi ministrada pela chef Viviane Bianconi, também conhecida como “mãe chef”, que ensinou sobre formas de incrementar a alimentação sem prejudicar a saúde.

A ideia de aproveitar o mês de outubro para conscientizar crianças e seus familiares sobre bons hábitos alimentares partiu do Centro de Referência de Diabetes 1 (DM1) da unidade. “A gente queria aproximar ainda mais as crianças da equipe e ensinar algo que fosse fácil. A banana é uma fruta barata, que todo mundo tem na fruteira amadurecendo e até estragando, então acaba também sendo um jeito de evitar esse desperdício”, explicou a enfermeira de referência do DM1, Sandra Renata Teófilo dos Santos.

Durante a oficina, a chef falou sobre o valor nutritivo da fruta e sobre a importância dos diabéticos realizarem a contagem de carboidratos ingeridos ao longo do dia. Ao fim da atividade, os participantes puderam montar seus sorvetes em potinhos ou casquinhas e enfeitar com granulado, canudos de wafer e nozes, de acordo com a sua preferência. Eles também ganharam um panfleto com a receita e uma pelúcia no formato de diversas frutas.

Alimentação saudável também pode ser gostosa

A “mãe chef” cursou gastronomia para aprender novas formas de cozinhar para o filho que foi diagnosticado com diabetes aos 4 anos de idade. Ela, como muitas mães, pensava que o filho perderia o prazer pela comida em razão da condição e, por isso, resolveu estudar melhor o assunto. “A gente fica meio perdida com o que fazer para eles e, às vezes, pensa em tirar tudo com medo. Mas eu aprendi e repasso que a alimentação saudável pode, sim, ser gostosa também”.

Participante, de 10 anos, come banana pela primeira vez

Entre as mamães e papais na oficina, estava a terapeuta Cislene Cupertino da Silva, de 45 anos. Ela e o filho João Marcos, de 10, que estavam acompanhando o pai numa remarcação de consulta, ficaram sabendo da oficina e João pediu para participar. Quando o menino experimentou o sorvete, Cislene ficou surpresa com a novidade, pois foi a primeira vez que o filho experimentou a fruta. 

“Foi o máximo participar. Meu filho tem Transtorno do Espectro Autista em grau leve e o paladar dele é seletivo. Ele nunca tinha comido banana na vida. A gente já tinha mostrado, sugerido que ele experimentasse, mas ele olhava e ficava meio assim. Desse jeito foi inovador para ele, ele viu tudo batendo, daquele jeitinho, com aquelas coisinhas gostosas e quis experimentar. Ele gostou e já quer que eu faça em casa”.

Mas não é só o filho que vai aproveitar, Cislene é diabética tipo 2 e ficou feliz em aprender uma nova receita de sobremesa que não comprometa sua saúde. “Em vez de pegar um chocolatinho escondido, agora vou fazer esse sorvete. Vamos comer muita banana em casa agora, se Deus quiser!”

Receita

O sorvete tem apenas um ingrediente: banana, e a chef adverte “precisa estar bem madura”. É só descascar a fruta, cortar em rodelas e congelar, depois basta bater em um mixer, processador ou liquidificador, e está pronto. “Também é possível adicionar outras frutas, cacau em pó, canela… tem que ter criatividade!”.
 


Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de