Minirrotatórias são instaladas em mais dois cruzamentos de Santos

Duas novas minirrotatórias foram implantadas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) em cruzamentos da Cidade, localizados nos bairros Ponta da Praia e Vila Belmiro.

Concluída na última segunda-feira (8), a minirrotatória da Ponta da Praia fica na Rua Ana Pimentel com a Rua Amélia Leuchtemberg. O local registra elevado movimento de veículos e fica próximo a escolas.

Com a instalação do dispositivo, a companhia visa a redução da velocidade pelos condutores, melhor ordenamento dos fluxos de trânsito e a ampliação das condições de segurança para todos que circulam pela área, grande parte estudantes.

A minirrotatória no bairro Vila Belmiro foi implantada no cruzamento das ruas D. Pedro I e Álvares Cabral, também próximo de escolas e do Estádio Urbano Caldeira, do Santos Futebol Clube.

REDUÇÃO DE ACIDENTES

Com mais essas duas, chega a sete o total de minirrotatórias implantadas na Cidade neste ano. Há outros quatro projetos com previsão de execução até o final de dezembro.

“Esse tipo de dispositivo traz ganhos em relação à redução de acidentes e o aumento da segurança para os usuários, à medida que força o motorista a diminuir a velocidade. Por isso, estão sendo ampliados como parte de um conjunto de ações da CET, com esses mesmos objetivos”, destaca a diretora de Planejamento e Projetos da companhia, Luciane Beck.

Os dados da empresa mostram que, em cruzamentos com minirrotatórias, o número de acidentes diminuiu 65%, em média, considerando o período antes e após a instalação.

A sinalização com rotatória está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sendo indicada para vias com baixa intensidade de tráfego e considerável índice de acidentes, onde não se justifica a implantação de semáforo.

SEM PREFERENCIAL

A CET realiza campanha de orientação aos motoristas sobre circulação em cruzamento com minirrotatória. Nesses locais, não há via preferencial. O condutor deve estar atento e respeitar a sinalização de regulamentação “Dê a Preferência”, que indica a prioridade de passagem para o veículo que já estiver transitando pela rotatória.

 


Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de