Médicos que se destacaram durante a pandemia são homenageados em Santos

A pediatra e acupunturista Ana Beatriz Soares, 62 anos, e o clínico geral e do trabalho, Alvaro Norberto Valentim da Silva, 65, foram homenageados com a Medalha de Mérito Médico, respectivamente pelos anos de 2020 e 2021.

Os dois médicos tiveram atuação destacada em meio à pandemia de covid-19 e são da mesma turma de formação em Medicina, de 1983, pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, da Fundação Lusíada. A cerimônia de entrega, promovida pela Prefeitura desde 1975, foi realizada na noite desta quinta-feira (28) na Sala Princesa Isabel, no Paço Municipal de Santos.

O prefeito Rogério Santos destacou a qualidade dos dois profissionais para a Cidade e suas respectivas atuações neste período de pandemia.

Ana Beatriz Soares teve atuação no Comitê de Enfrentamento à covid-19 da Prefeitura como presidente da Associação Paulista de Medicina – Santos, em 2020. “Se a Administração Municipal soube conduzir questões da pandemia é porque tinha o respaldo do nosso Comitê Covid. Foram momentos muito difíceis”, disse o chefe do Executivo.

Alvaro Norberto Valentim da Silva também manteve suas agendas de trabalho intensas mesmo nos períodos mais críticos da pandemia. “As histórias que sei do senhor são histórias de humildade, de generosidade, uma das maiores virtudes do ser humano”, completou o prefeito. 

A médica Ana Beatriz ressaltou que, à frente da Associação Paulista de Medicina em Santos, viabilizou a arrecadação e distribuição de máscaras e aventais a profissionais de saúde e trabalhou pela constante atualização dos médicos.

“Procurei todas as formas e meios para que todos os colegas, principalmente os que estavam na linha de frente, pudessem entender a doença, separar o que era verdade dos mitos, atualizarem-se, saber qual tratamento seria melhor, quais eram os grupos de risco e, por fim, lidar com a morte de uma forma muito real”, disse a médica.

O médico Alvaro Norberto afirmou que recebe a homenagem “em nome de todos os médicos que lutaram e que continuam lutando para vencer a pandemia”. O especialista presidiu o Sindicato dos Médicos de Santos e Região (Sindimed) entre 2010 e 2016.

O secretário municipal de Saúde, Adriano Catapreta, e o vereador e presidente da Beneficência Portuguesa, Ademir Pestana, também participaram da homenagem.

 


Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de