Importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata é destacada em Ambesp de Santos

Segundo tipo de câncer mais comum em pessoas que têm próstata (depois do câncer de pele), o câncer de próstata tem chance de cura de 95% se detectado precocemente. O diagnóstico precoce desta doença, com a realização do PSA (antígeno prostático específico), é voltado a pessoas a partir dos 50 anos, conforme explicou o urologista Gilberto Antunes Alvarez, membro da Sociedade Brasileira de Urologia. Ele palestrou, na manhã desta quarta-feira (10), para usuários do Ambulatório de Especialidades (Ambesp) da Zona Noroeste, em uma ação do Novembro Azul, dedicada ao diagnóstico da doença.

Conforme enfatizou o especialista, o exame PSA atualmente está sendo indicado a partir dos 45 anos para indivíduos da etnia negra e, a partir dos 50 anos, para os demais públicos. 

Gilberto Antunes Alvarez destacou ainda que a incidência de câncer de próstata atinge de 3% a 4% da população adulta com próstata no mundo. São cerca de 50 mil casos novos da doença confirmados a cada ano no Brasil, com o registro de 60 mil mortes por ano. “Entre os fatores de risco estão a idade (quanto mais avançada, maior a chance de ter câncer de próstata), antecedente familiar e o fato de pertencer à etnia negra, onde a incidência é maior”.

PSA NAS POLICLÍNICAS

Responsável pelo Departamento de Atenção Especializada (Deaesp) da Secretaria de Saúde de Santos, Cristian Mark Weiser informa que, na rede municipal, a coleta do PSA está disponível nas policlínicas da Cidade. “Em uma consulta nas policlínicas, o médico vai avaliar o encaminhamento da pessoa para este exame, que é feito por uma instituição conveniada com a Prefeitura”. 

EXAME ANUAL

Morador do Rádio Clube, Paulo Ferreira dos Santos, de 51 anos, faz anualmente o exame PSA desde os 46 anos. Seu pai morreu vítima de câncer de próstata, aos 88 anos. “É muito importante este tipo de evento para divulgar mais a necessidade do diagnóstico precoce”, contou, revelando que costuma se cuidar e fazer regularmente também outros exames de saúde.

Antonio Vicente dos Santos, de 68 anos, morador da Vila São Jorge, também acompanhou a palestra do urologista no Ambesp da Zona Noroeste. “Já fiz o PSA. É importante essa conscientização”.

Ainda entre as atividades do Novembro Azul no Ambesp da Zona Noroeste, alunos da Faculdade São Judas passaram orientações sobre o câncer de próstata para os munícipes que estavam na sala de espera, com a distribuição de folhetos sobre o tema.


Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de