Fonte do Sapo, na orla santista, segue passando por reforma

A Fonte do Sapo, na orla da praia da Aparecida, em Santos, segue passando por uma reforma completa na alvenaria e nos sistemas elétrico e hidráulico. O trabalho é realizado pela Secretaria de Serviços Públicos (Seserp) e envolve também a troca de tubulações e a confecção de 128 bicos dos jatos de água. A previsão é de que a obra termine no final de dezembro.

Os bicos de jato da fonte, que eram feitos em aço inox, foram furtados. ““Levamos um mês para encontrar uma metalúrgica (em Sorocaba) que fabricasse os bicos em teflon e material plástico especial, a fim de evitar atos de vandalismo”, comentou Luiz Bezzi, subprefeito da Zona da Orla e Intermediária, setor responsável pela obra.

Até agora, duas toneladas de tinta antiga já foram retiradas do local. Porém, o subprefeito afirma que o projeto, em execução deste setembro, vai muito além da pintura. “Trata-se de uma reforma geral, que eliminou quatro centímetros de cal e tinta antiga, além de massa para cobrir as fissuras,” explicou, acrescentando que houve necessidade de refazer grande parte da alvenaria da fonte, que se encontrava comprometida.

MAIS SERVIÇOS

A Fonte do Sapo, que comporta cerca de 500 mil litros de água, receberá tinta especial que suporta exposição a raios ultravioleta sem perder a cor e resiste a pressão de objetos pesados e grande circulação de pessoas.

O fundo receberá tinta na cor azul clara, enquanto as laterais, acima da linha d’água, serão em verde, na tonalidade erva-doce. A fonte também  ganhará nova iluminação decorativa em LED, na cor azul, com as mangueiras afixadas na parte interna, por baixo da mureta.

Os serviços se completam com a recuperação dos bancos e as calçadas no entorno, que receberão serviços de alvenaria, limpeza e pintura geral, e envolvem também os quatro sapos que adornam a peça central e batizam a fonte.

A FONTE 

O espaço é um tradicional ponto de encontro na orla santista onde as crianças se divertem andando de tico-tico, patinete, patins, bicicleta, veículo elétrico, skate, carrinho motorizados, entre muitos outros brinquedos. 

 


Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de