Festival do Imigrante reúne mais de 4 mil pessoas na Região Central

Mais de quatro mil pessoas passaram pela Região Central de Santos neste fim de semana para desfrutar da vasta programação do Festival do Imigrante, que contou com comida típica, música, dança, encenação e produção artesanal relativas às culturas de mais de dez países. As atividades encantaram santistas e turistas e ajudaram a movimentar o comércio da área.

“O evento foi um sucesso, dentro da nossa estratégia de revitalização do Centro Histórico”, avaliou a secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, Selley Storino, observando que “muitas famílias participaram, incluindo idosos e crianças”. Para ela, o balanço foi positivo também para o setor de economia criativa da Cidade. “Os empreendedores da gastronomia e do artesanato conseguiram vender bastante”.

Neste domingo (21), último dia de evento, os passeios monitorados sob a temática da imigração estiveram entre as atrações buscadas pelo público. Com saída da Praça Mauá, os grupos eram conduzidos por guias de turismo da Prefeitura até a Estação do Valongo, passando por edifícios históricos, como o da antiga Inspetoria de Imigração do Porto de Santos.

No meio do caminho, os participantes acabavam surpreendidos por uma família de italianos recém-chegada ao Brasil, em busca informações. Os atores que a interpretavam seguiam então com o grupo, interagindo de várias formas até o fim do trajeto.

A história encenada levou o advogado paulistano Fernando Martins a recordar dos pais, que chegaram ao Brasil há cerca de sete décadas, vindos de Portugal. “Minha mãe chegou em 1953, com 15 anos, e meu pai, em 1950, com 20 anos”, contou, contente com o que aprendeu. “Adorei conhecer a Inspetoria, onde eles chegaram. Isso me chamou muito a atenção, mas todo o passeio foi interessante para conhecer a história”.

GASTRONOMIA

Na área gastronômica do Valongo, o público pôde degustar comidas típicas de Japão, Estados Unidos, Bélgica, França, Itália, Paraguai, Portugal, Espanha e Brasil, além de países árabes. Em média, cada tenda comercializou 250 pratos por dia.

MÚSICA E DANÇA

Outro espaço bastante procurado neste domingo foi o de apresentações artísticas da Rua Tuyuti, que teve o cantor francês Aymeric Frerejean interpretando canções brasileiras e grupos de música e danças tradicionais de Grécia, Espanha e Portugal.

Fotos: Raimundo Rosa.


Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de