Festival de Economia Caiçara traz artesanato, música e gastronomia para a Ponta da Praia de Santos

O Festival de Economia Criativa Caiçara agitou o domingo (7) na Ponta da Praia, em Santos. A feira trouxe música, artesanato e gastronomia regional para centenas de munícipes e turistas, além de contribuir com a geração de renda para mais de 50 expositores.

Roupas, itens decorativos, acessórios, doces, salgados e muitos outros itens de marcas autorais puderam ser adquiridos. A psicóloga Silvia Fernandes, 39, não perdeu a oportunidade e levou uma peça de roupa. “Eu sempre venho, acho que a feira tem uma estrutura muito boa. É uma iniciativa legal, ainda mais agora que estamos começando a retomar, é hora de olhar para os pequenos produtores, valorizar o trabalho deles e toda essa questão cultural, que é muito importante”.

Fernanda Salles, idealizadora da Villarejo Art, que organiza o evento, disse que a missão da feira itinerante é fortalecer e fomentar a produção alternativa local, além de estabelecer uma conexão entre os artistas e pequenos produtores com o público. “É uma forma de movimentar a economia criativa e contribuir com a retomada econômica da Cidade. Por isso, a feira é uma excelente opção de entretenimento e compras, além de ser realizada a céu aberto em um dos cartões postais de Santos”.

As expositoras Maria Eduarda Lopes e Isabela Ribeiro, de 20 e 21 anos, respectivamente, disseram que o evento “deu um ‘up’ nas vendas”. Essa foi a segunda vez que elas participaram, expondo artesanato, bordados e ecobags. “Eu sou tatuadora e, na pandemia, com as coisas paradas, abrimos nossa lojinha no Instagram”, explicou Isabela. “Com a feira, as pessoas conhecem a gente e o nosso trabalho, além de nos colocar em contato com outros expositores, o que acaba virando uma rede de apoio”, disse Maria Eduarda.

Detalhes sobre a próxima edição, que ainda não tem data definida, podem ser conferidos por meio do Instagram @villarejo_art, que organiza o evento com o apoio da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur).

Fotos: Carlos Nogueira


Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de