Estudantes de Santos visitam pinacoteca e reencontram obras conhecidas virtualmente

Das telas para o mundo real. Alunos de três a seis anos da escola municipal Derosse José de Oliveira visitaram a exposição Girando Pela Paz, do artista Ivan Palomino, na Pinacoteca Benedicto Calixto (Boqueirão), na tarde desta sexta-feira (29).

A turma de 27 alunos foi dividida em dois grupos. Enquanto os primeiros entravam no antigo casarão, os outros faziam desenhos do que esperavam ver no interior. Em seguida, o grupo que fez a visita primeiro, desenhava o que tinha visto e o outro grupo foi para dentro da pinacoteca. Em uma nova aula em sala, os trabalhos serão comparados e ficarão expostos.

A experiência presencial foi precedida por uma visita virtual na exposição que eles já haviam feito pelas telas dos chromebooks, disponíveis na estudioteca da escola. “Eles manipularam sozinhos, passeando com os dedinhos, fazendo o movimento de pinça para dar o zoom na obra, colocaram som e escolheram o acompanhante do passeio virtual, tudo por conta deles mesmo”, contou a professora Maria Gabriela Borges Saraiva, do jardim B.

Segundo o coordenador pedagógico da ‘Derosse’, Tiago Efrem, “a ideia foi trazer esses alunos presencialmente porque, em razão da pandemia de covid, eles já ficaram um ano e meio, praticamente, em frente a uma tela, conhecendo o mundo por tela e conhecendo até um ao outro por tela”.

Aos 5 anos, Lorenzo Santana, conseguiu citar alguns trabalhos que chamaram sua atenção. “Gostei do quadro ‘O bem vence o mal’ (do aluno Marcos André de Oliveira Freitas, da UME Mário de Almeida Alcântara – sem título) e também dos pinguins, que tinham máscaras de gás e a fumaça da morte (obra do pintor Ivan Palomino – título: ET – tema: Mudança Climática)”.


Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de